OURO PRETO
Resenha: OURO PRETO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weyce • 3/12/2014 • Resenha • 263 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
OURO PRETO
Ouro Preto nasceu sob o nome de Vila Rica, como resultado da colonização do interior brasileiro, que ocorreu no final do século XVII. Em 1698, saindo de Taubaté - São Paulo, chefiada por Antônio Dias descortina o Itacolomi do alto da Serra do Ouro Preto, onde implanta a capela de São João. Ali, tem início o povoamento intenso do Vale do Tripui que trinta anos depois já possuía perto de 40 mil pessoas em mineração desordenada e sob a corrida pelo ouro de aluvião. Em 1711, dá-se o conflito, luta pela conquista de terras entre paulistas, portugueses e baianos. O Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida, luta para implantar em Vila Rica a cobrança do quinto, devido à Coroa e assumir o comando do território. Vila Rica cresce e exaure-se o ouro, mas cria uma civilização, com esplendor nas artes, nas letras e na política.
A Inconfidência Mineira é o apogeu do pensamento político e faz mártires entre padres, militares, poetas e servidores públicos, liderados por Tiradentes.
Com a Independência, recebe o nome de Ouro Preto e torna-se a capital de Minas até 1897. É instituída a Patrimônio da Memória Nacional a partir de 1933 e tombada pelo IPHAN em 1938. Em 1980 é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO.
Há treze distritos municipios cujas: Amarantina, Antônio Pereira,Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas,Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite,Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.
A população total da Região Metropolitana, segundo dados oficiais do IBGE/2014, é de 73.700 milhões de habitantes.
...