Piramide Alimentar
Artigos Científicos: Piramide Alimentar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunohc18 • 25/8/2014 • 955 Palavras (4 Páginas) • 591 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
Laureate International Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JULIA CARLA DOS SANTOS RODRIGUES
PIRÂMIDE ALIMENTAR
MANAUS
2012
JULIA CARLA DOS SANTOS RODRIGUES
PIRÂMIDE ALIMENTAR
Trabalho sobre Pirâmide Alimentar Turma N1S103, apresentado ao Centro Universitário do Norte como pré-requisito para a obtenção do nota para o curso de Nutrição.
Orientador: Prof. Shirley
MANAUS
2012
Introdução
As proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis, para ser usado como um roteiro para uma alimentação saudável. Os primeiros guias alimentares surgiram na década de 1970. Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas.
A Pirâmide Alimentar foi criada para ajudar e a entender como equilibrar esses alimentos diariamente. Os alimentos são agrupados de acordo com as suas funções e seus nutrientes.
Pirâmide Alimentar
Grupo 1:
A base da pirâmide é composta por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. Consuma de 6 a 11 porções diariamente.
1 porção de pães, cereais e massas:
1 fatia de pão ou ½ xícara (chá) de cereais (tipo granola) ou ½ xícara (chá) de arroz ou ½ xícara (chá) de macarrão cozido.
Grupo 2:
Legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Consuma de 3 a 5 porções diariamente.
1 porção de vegetais:
1 xícara (chá) de folhas cruas ou ½ xícara (chá) de vegetais cozidos
Grupo 3:
Frutas são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo as suas reações metabólicas. Consuma de 2 a 4 porções diariamente.
1 porção de frutas:
1 fruta fresca ou ¾ xícara (chá) de suco (extraído da polpa)
Grupo 4:
Carnes, ovos e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja, além de nozes e castanhas. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios e vários líquidos e secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, vitamina B12 e minerais como zinco e ferro. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
1 porção de carne, feijão e nozes:
1 filé pequeno de carne bovina, peixe ou ave ou 1 ovo ou ½ xícara (chá) de feijão (ou substituto) ou ½ xícara de nozes ou castanhas.
Grupo 5:
Leite e derivados - são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade. Consuma de 2 a 3 porções diariamente.
1 porção de leite e derivados:
1 copo de leite ou iogurte ou 2 fatias de queijo (prefira os queijos frescos)
Grupo 6:
Os lipídeos (óleos e gorduras) constituem fonte de energia mais
...