Plano de Aula - O Lixo
Por: Januza Vasconcelos • 9/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 387 Visualizações
Plano de Aula
Dados
Disciplina: Biologia
Série: 6º ano
Duração da aula: 2 horas/aula de 40 minutos
Assunto: Crescimento urbano, impactos ambientais, impactos sociais, consequências, destinação do lixo, educação ambiental.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar o contexto ambiental e social em que o lixo se insere na atualidade.
Objetivos Específicos:
Apresentar os principais tipos de tratamentos do lixo.
Descrever as principais consequências do descarte inadequado do lixo.
Enfatizar a importância dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar).
Metodologia
Aula expositiva e dialógica. Primeiramente fazer uma introdução dos conceitos relacionados às consequências,tipos de lixo, tratamentos e alternativas para minimização dos impactos gerados pela disposição inadequada do lixo (presentes no ANEXO I) e fazer uma leitura em sala de aula deste anexo. Buscando trabalhar conceitos básicos da Educação Ambiental de forma indireta, utilizando dos 3 R’s, fazendo um contraponto com o crescimento econômico e populacional. Após esse primeiro momento da aula questionar os alunos quanto os tipos de lixo que eles acreditam que mais produzem no cotidiano.
Para a segunda aula, os alunos irão apresentar um trabalho de pesquisa em grupo sobre os tratamentos adequados e destino que o lixo deve receber. Este trabalho visa resgatar os conceitos trabalhados na aula anterior, de maneira que os alunos possam conscientizar-se quanto às principais questões da atualidade ligadas ao lixo e seu descarte adequado.
Recursos
Quadro, giz, texto de apoio, data show.
Avaliação
Participação em aula.
Resolução das atividades propostas.
Trabalho de pesquisa em grupo.
Referências
SILVA, Alex; KOMATSU, Roberta. Conceito dos 3R: um breve referencial para uma empresa sustentável. Revista Interatividade, p. 120-125, 2014.
Publicado por: Thiago Ribeiro em Geografia humana
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-lixo.htm
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/reduzir-reutilizar-reciclar-495966.shtml
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm
Anexo I
LIXO
Para a realização de um estudo acerca do lixo, que é um dos maiores problemas ambientais em âmbito mundial, é preciso compreender o seu significado. De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso.
O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Nesse contexto, o lixo pode ser encontrado no estado sólido, líquido e gasoso. Ele pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Coleta de Lixo:
Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas, quanto maior a cidade mais acentuadas serão as adversidades. Diante dessa afirmativa, um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo, principalmente o sólido. Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses detritos não são processados, ou seja, o excedente vai sendo armazenado em proporções alarmantes. O problema cresce gradativamente, devido o elevado número de pessoas no mundo e o grande estímulo ao consumo presente nas sociedades capitalistas.
O lixo fica mais evidente nos países subdesenvolvidos onde muitas vezes não existe um sistema de coleta de lixo, característica que demonstra a fragilidade das políticas assistenciais. O lixo não é somente um problema de caráter ambiental, mas também de saúde e qualidade de vida, desse modo a sua coleta configura como um dos principais serviços públicos.
Nas cidades que dispõe de coleta de lixo, esse é deslocado para um lugar específico denominado de lixão, onde ficam concentradas enormes quantidades de detritos que se encontram a céu aberto, porém existem também os aterros sanitários, lugares destinados a armazenar o lixo, nesse caso os resíduos são enterrados e compactados. Esses lugares possuem uma paisagem degradada e é um ponto de concentração de doenças e mau cheiro, não é recomendável o contato humano nesse ambiente por causa da insalubridade.
Os dois tipos de depósitos se estabelecem em áreas periféricas que estão sobre fortes problemas de ordem ambiental e social. Esse processo é comum em países subdesenvolvidos, onde existem bairros que possuem pouca ou nenhuma coleta de lixo, como esse não tem seu destino adequado produz inúmeros problemas no ambientais
...