Pratica de fermentação
Por: 090382 • 28/4/2016 • Relatório de pesquisa • 331 Palavras (2 Páginas) • 1.065 Visualizações
Introdução
A fermentação é um processo de transformação de uma substancia em outra, produzida apartir de outros microrganismos, tais como fungos, bactérias.
Fungos são organismos eucariontes, unicelulares ou pluricelulares, aclorofilados, heterótrofos, popularmente conhecidos como bolores, mofos, leveduras, cogumelos-de-chapéu, orelhas-de-pau. Incorporam seus nutrientes por absorção, às células do corpo dos fungos eliminam enzimas que digerem a matéria orgânica presente no meio, possibilitando sua absorção. Os fungos unicelulares são chamados de leveduras, apresentam forma oval e são maiores que as bactérias. Os fungos multicelulares são constituídos por uma rede de filamentos ramificados chamados hifas. Estas contêm citoplasma e núcleos e podem apresentar diferentes formas. As hifas iniciam-se como formações tubulares que, a partir de esporos, se ramificam continuamente formando uma rede mais ou menos densa de filamentos, o micélio.
Objetivo
Observar o desenvolvimento do fungo lêvedo e sua ação sobre o amido.
Material
Fermento biológico
Açúcar
Água
Placa de Petri
Estufa
Amido
Procedimento experimental
Mistura A: Nessa experiência foi misturado 2 colheres de sopa de amido + ½ colher de sopa de açúcar + 20 mL de água + 1 colher de sobremesa de fermento;
Mistura B: Já nessa mistura foi feito adicionado 2 colheres de sopa de amido + ½ colher de sopa de açúcar + 20 mL de água, em seguida adicionou-se água, esperamos por 5 minutos, logo depois colocou-se na estufa a temperatura de 50 ºC por 15 minutos;
Questões
As duas misturas foram colocadas na estufa à temperatura de 50 ºC por quinze minutos. Após serem retiradas da estufa foi possível observar que a mistura que continha fermento biológica ficou toda embolada, e o amido sem fermento continuou com a mesma consistência. Figura 01 e 02.
Na placa de petri com a mistura A observa-se uma série de bolhas de gases, produzidos pela ação da levedura sobre o açúcar, que fizeram a massa inchar. Na placa B não foram observadas alterações, devido à ausência de leveduras.
Referências
TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F.; GOMPERTZ, O. F. Microbiologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2004.
lave com água destilada.
...