Principais características dos anelídeos
Artigo: Principais características dos anelídeos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ton172014 • 13/9/2014 • Artigo • 444 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
O que são
Os anelídeos são animais invertebrados, com aspecto vermiforme, que possuem o corpo segmentado em anéis.O filo Anellida é grande e diversificado, possuindo cerca de 16.500 espécies (conhecidas até o momento).
Habitat
Os anelídeos, de acordo com a espécie, vivem em ambientes terrestres e marinhos. Algumas espécies são dulcícolas, ou seja, habitam ambientes de água doce.
Principais características dos anelídeos:
- Possuem corpo com formato cilíndrico, alongado e composto por anéis.
- Os anéis não representam apenas divisão externa dos anelídeos. Nestes vermes, os órgãos internos ficam localizados em determinados anéis do corpo dos animais.
- Apresentam simetria bilateral.
- Apresentam sistema digestório completo (possuem boca e ânus).
- Possuem sistema circulatório fechado, com presença de sangue.
- A maioria das espécies terrestres possui respiração cutânea. Os que habitam ambientes aquáticos são dotados de brânquias (filamentos que atuam na respiração).
- Presença de musculatura na parede corporal, responsável pela movimentação do animal.
Alimentação
Possuem aparelho digestivo com tubo digestivo completo. A digestão é extracelular.As minhocas nutrem-se de vegetais em decomposição presentes no solo. O intestino apresenta projeções cegas (cecos intestinais) e uma prega em seu interior (tiflossole) que aumentam a superfície de absorção do alimento. Os poliquetos são carnívoros e possuem mandíbulas para captura de alimento. As sanguessugas hematófagas, ectoparasitas de vertebrados.
Reprodução
Em algumas espécies de anelídeos a reprodução é sexuada (troca de material genético, gametas femininos e masculinos), enquanto em outras é assexuada (sem presença de gametas masculinos e femininos).
Exemplos de Anelídeos:
- Minhocas
- Sanguessugas
- Nereides
- Serpula vermiculares
- Poliquetas (vermes marinhos)
Doencas
Quando uma pessoa come carne de porco ou de boi contaminada e mal cozida, a larva se aloja no intestino e aí se desenvolve, dando origem a uma tênia adulta, fechando o ciclo. A presença da tênia adulta no intestino humano provoca a doença chamada teníase. Entre outros sintomas da teníase, podemos considerar a ocorrência de insônia, irritabilidade, diarréia, cólicas abdominais e náuseas.
O esquistossomo (Schistosoma mansoni) pertence a um grupo de platelmintos denominados trematódeos. Esse verme é muito perigoso, pois produz nas pessoas uma doença grave chamada esquistossomose.
Os ancilóstomos possuem ganchos na cavidade da boca, com os quais lesam a parede do intestino, provocando a liberação de sangue, que usam como alimento. Por isso, provocam hemorragias, que deixam a pessoa anêmica e sem capacidade para o trabalho. A pessoa atacada pelos ancilóstomos
...