Psicologia da aprendizagem
Por: Caroliny08 • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Universidade do Estado do Amazonas
Núcleo de Ensino Superior de Manicoré
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Psicologia da Aprendizagem.
Professora: Maria do Perpetuo Socorro Cavalcanti.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO.
Caroliny Almeida Coelho.
Kezia Santos de Oliveira
Maria Elenice P. Maciel.
Raimunda Albertina Sodré.
Manicoré-Am
- Realize uma pesquisa sobre os conceitos de aprendizagem e identifique em cada um, a concepção de aprendizagem.
Conceito 1:
Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitando através do estudo, do ensino ou da experiência.
Concepção: Ambientalista e Interacionista.
Conceito 2:
A aprendizagem é considerada como uma das principais funções mentais que apresentam os seres humanos, os animais e os sistemas de tipo artificial. Em termos gerais, diz-se que a aprendizagem é a aquisição de qualquer conhecimento a partir da informação que se percebe.
Concepção: Inatista
Conceito 3:
Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.
Concepção: Interacionista.
Conceito 4:
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Concepção: Ambientalista e Interacionista.
CAVALCANTI, Socorro. Psicologia da Aprendizagem. 2016
- Aprendizagem: Concepções.
A aprendizagem é considerada um processo complexo devido aos fatores biológicos e sociais que a circundam.
A capacidade de aprendizado do homem, permitiu que ele sobressaísse diante das circunstancias que o mundo oferecia, considerando que ele desde o nascimento até a morte está aprendendo e se desenvolvendo simultaneamente, logo, o homem está capacitado fisicamente, emocionalmente e socialmente para solucionar todos os desafios impostos.
A curiosidade de saber como se dá o aprender humano vem sendo alimentada desde a antiguidade por filósofos e pensadores, colaborando para fundamentar a Psicologia como ciência e devido à complexidade do assunto e a necessidade de abordá-lo por completo foi se desfragmentando em diversas correntes psicológicas, nas quais se destacam:
Inatista: Defende que a pessoa nasce com capacidade de aprender, considerando que tal capacidade se desenvolve conforme os fatores maturacionais e hereditários. Logo, no campo educacional, acredita-se que o desenvolvimento de aprendizagem do aluno depende exclusivamente de seus fatores biológicos, com isto a escola não procura criar ambientes motivacionais que estimulem o aprendizado.
Comportamentalista, ambientalista: acredita que o ambiente influência no modo de aprendizado das crianças e através das experiências adquiridas seus comportamentos vão sendo modificados. Em âmbito educacional, os seguidores desta corrente visam criar ambientes motivacionais para seus alunos, considerando que o professor é o sujeito ativo, devendo sempre agir como o centro do processo ensino-aprendizagem.
Interacionismo: Acredita que o processo de aprendizagem ocorre devido a troca de informações, defendendo que a interação do biológico e o social é a base para se gerar conhecimento. Portanto, as experiências histórica e cultural adquiridas pelo homem transformam o seu meio e simultaneamente o meio o transforma.
...