TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

  

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 

As instituições de educação infantil tornam-se o local, a maioria das vezes, ao qual os pequenos iniciam a inserção ao mundo, depois de sua família, mas que tem um papel fundamental para a construção de conhecimento, como também valores e conceitos aceitos pela sociedade, ou seja, ela representa um exemplo de sociedade em que a criança se insere como indivíduo, com vontades e deveres. A respeito desse aspecto, em que atualmente vivemos em uma crise ambiental, a qual a natureza tem vivenciado uma destruição contínua. A educação ambiental tem a atribuição de transmitir informações para que seja incorporada no cotidiano da criança, cuja, a intenção é formar um cidadão consciente de seu papel na natureza.

Com o passar das décadas e o aumento significativo da população, principalmente em áreas urbanas, amplia-se os marcos legais de proteção ao ecossistema. Leis que buscam levar para o sistema educacional, projetos que amplifique os conhecimentos de cuidado com o planeta, com o propósito de formar cidadãos responsáveis pela escolha de modo de vida.

Nesta perspectiva, com o crescimento dos movimentos de proteção à natureza,

Brasil (1998) diz que nos anos 80 o Brasil estabelece um enlace entre a educação e a defesa do meio ambiente com bases legais, assim desenrolando-se a sistematização da educação ambiental nas escolas, que mais tarde fica respaldada pela Constituição Federal Brasileira de 1988, no capítulo VI do Meio Ambiente, artigo 225,  

 

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.  

VI-promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a

conscientização pública para a preservação do meio ambiente; 

 

A educação ambiental é tema de debate recorrente nos dias de hoje quando se fala em formação integral. Como também, práticas e deveres devem ser instituídos no cotidiano das escolas, desde a educação infantil. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação

Ambiental explanam como proposta uma educação ambiental que envolva 

 

[...] o entendimento de uma educação cidadã, responsável, crítica, participativa, em que cada sujeito aprende com conhecimentos científicos e com o reconhecimento dos saberes tradicionais, possibilitando a tomada de decisões transformadoras, a partir do meio ambiente natural ou construído no qual as pessoas se integram. A Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania responsável voltada para culturas de sustentabilidade socioambiental”. (Brasil, 2012) 

 

Através desse tipo de filosofia de educação ecológica se espera uma harmonia entre o impacto ambiental no planeta, que é sofrido diariamente nos dias de hoje e a sustentabilidade. Deste modo, as instituições educacionais necessitam trabalhar a consciência cidadã do indivíduo desde a tenra idade, para que o cuidado com o meio ambiente seja naturalizado, por meio de uma educação integral, que possibilite um aprendizado sustentável com escolas mais verdes e um brincar livre ao meio natural.

 

Referências  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com