RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE BACHARELADO
Por: Diogo Miranda • 5/6/2020 • Relatório de pesquisa • 432 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL DE BACHARELADO
DIOGO COSTA MIRANDA
RA: 69259 TURMA: 8ASNI
MARIA CRISTINA CIRILLO
PESQUISADOR CIENTÍFICO VI
PERÍODO DE ESTÁGIO 02/02/2009 A 02/07/2009
- INTRODUÇÃO
Entrando em vigor a partir de 25 de setembro de 2008, a Lei do Estágio, de número 11.788, introduziu uma série de inovações nas normas que regem essa modalidade de capacitação prática de estudantes.
Três grandes méritos da nova lei são:
1) a manutenção do caráter pedagógico do estágio e da participação da instituição de ensino na definição e aprovação do plano de atividades do estudante em ambiente de trabalho;
2) maior segurança para as organizações concedentes de estágio, que passam a contar com um instrumento legal moderno e mais adequado à realidade atual do mercado de trabalho; e
3) a gratuidade obrigatória de todos os serviços prestados aos estudantes pelos agentes de integração.
A lei trouxe várias outras alterações positivas, como a autorização explícita para o estágio de alunos do ensino médio e para a contratação de estagiários por profissionais liberais, desde que devidamente inscritos em seus conselhos de fiscalização profissional. A concessão de recesso remunerado de um mês após um ano de estágio, ou proporcionais para prazos menores, também é um novo benefício decorrente da lei em vigor.
Neste contexto, amparado pela legislação, o estágio profissional oferecido pelo Instituto Butantan, em seu Laboratório de Fisiopatologia, sob orientação de Maria Cristina Cirillo, mostrou-se essencial no desenvolvimento de responsabilidades, e entendimento da atividade do Biológo no âmbito do desenvolvimento de tecnologias a partir de elementos naturais, as Biotecnologias, conforme descrito na resolução CFBio 227, de 18 de agosto de 2010.
- OBJETIVOS
O objetivo do estágio foi adquirir experiência e responsabilidade em ambiente laboratorial, no manejo de cobaias e desenvolvimento de trabalhos científicos.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O estágio consistiu na pesquisa e execução de experimentos relacionados aos efeitos anti-inflamatórios da crotoxina, substância derivada do veneno de Crotalus durissus.
Após introdução teórica e com execução supervisionada, o aluno pôde interagir com equipamento de ponta presente no Instituto, profissionais altamente éticos e treinados, e colocar em prática experimentos científicos com aplicações práticas na indústria farmacêutica, expandindo seus conhecimentos e vivenciando a rotina da atividade do Biólogo em laboratórios de pesquisa.
- AVALIAÇÃO
Local de estágio (infraestrutura) – ÓTIMO
Relacionamento interpessoal (interação com a equipe) – ÓTIMO
Responsabilidade (pontualidade, iniciativa, envolvimento e cumprimento das tarefas) – ÓTIMO
Aprimoramento técnico e experiência adquirida – ÓTIMO
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio efetuado permitiu expandir a percepção dos campos de atuação do profissional de Biologia, oferecendo experiência ímpar com equipamento e profissionais altamente qualificados, itens altamente valorizados na composição curricular para o aluno que deseja ingressar no mercado de trabalho.
...