Reinos
Projeto de pesquisa: Reinos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisrocha_01 • 27/8/2014 • Projeto de pesquisa • 779 Palavras (4 Páginas) • 295 Visualizações
REINOS
Introdução
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas.
As substâncias orgânicas são produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitaminas.
As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (CA, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância.
A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção.
De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleóide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). São seres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofícias. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Os reinos são subdivididos em filos (para o reino animal) ou divisões (para as plantas).
Quando se descobriram os organismos unicelulares, estes foram divididos entre os dois reinos de organismos vivos. As formas com movimento foram colocadas no filo Protozoa e as formas compigmentos fotossintéticos na divisão Algae. As bactérias foram classificadas em várias divisões das plantas.
Com a falta de comunicação existente naquele tempo, certas espécies - por exemplo, a Euglena, que é verde e móvel - foram classificadas umas vezes como plantas, outras vezes como animais. Então, por sugestão de Ernst Haeckel, foi criado um terceiro reino de organismos vivos, o reino Protista para acomodar estas formas.
Herbert Copeland introduziu um quarto reino para as bactérias, que têm uma organização celular procariótica, enquanto que os organismos dos restantes três reinos são formados por organismos eucarióticos. Ele chamou a este reino Mychota, nome que foi mais tarde substituído por Monera (que significa formas primitivas).
Robert Whittaker incluiu os fungos no reino Fungi, ficando a haver três reinos para organismos multicelulares:
Animalia
O reino Animalia inclui todos os animais. Para ser classificado como membro do Animalia, um organismo deve ter características comuns a todos os animais. Animais são organismos multicelulares, sem paredes celulares e cloroplastos e possuem estruturas celulares complexas com organelas e núcleo. Todos os animais são heterótrofos e precisam alimentar-se de outra forma de vida, ou seja, não produzem energia sozinhos. A maior parte de seus membros possui células especializadas em tecidos e muitos deles possuem meios de locomoção, como flagelos, cílios ou tecidos musculares.
Plantae
O reino Plantae inclui as plantas e, como os do reino Animalia, são multicelulares. Entretanto, os membros de Plantae são autótrofos e absorvem energia
...