Relatório de Visita Tecnica
Por: Nanda Costa • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 7.374 Visualizações
Relatório de Visita Técnica ao
HEMOACRE - Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre em Rio Branco - Acre.
O HEMOACRE através da Hemorrede, conta atualmente com um Hemocentro Coordenador, localizado em Rio Branco, dois núcleos de hemoterapia (um em Cruzeiro do Sul e outro em Brasiléia) e onze agências transfusionais (onde quatro estão localizadas na capital e sete distribuídas no interior do estado).É responsável pela política estadual do sangue, tendo em vista a operacionalização das atividades de planejamento, execução, controle e avaliação da assistência hemoterápica e hematológica.
Cumprindo com as diretrizes da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, o HEMOACRE Presta assistência hemoterapica, através do estímulo a doação espontânea de sangue, do disciplinamento da produção, estocagem e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados, visando à proteção da saúde do doador e do receptor, impedindo a propagação de doenças transmissíveis pela transfusão. Na área da hematologia o HEMOACRE presta assistência aos pacientes hematológicos, como hemofílicos, realizando consultas, agendamento de atendimento odontológico e fisioterápico e dispensação de medicamentos específicos como fatores de coagulação para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Além disso, o HEMOACRE é responsável pela promoção de atividades científicas e acadêmicas relacionadas às áreas afins.
No dia 31 de Março do corrente ano, alunos do 6° período do curso de Biomedicina em companhia da professora Aldineyde Barros, na disciplina de Banco de Sangue, realizamos uma Visita Técnica nas dependências do HEMOACRE.
A finalidade desta visita técnica foi proporcionar á nós, acadêmicos de Biomedicina a oportunidade de conhecer possíveis campos de atuação, bem como suas rotinas e funcionamento, permitindo-nos visualizar os procedimentos desenvolvidos pelos profissionais que atuam no hemocentro no exercício de suas atividades.
No primeiro momento conheceu-se o ambiente estrutural da instituição á começar pela recepção. Passamos pela triagem clínica e tivemos uma breve explanação sobre a rotina e o funcionamento dos serviços ofertados pela instituição aos doadores. O processo de doação começa pela triagem dos doadores através da realização do hematócrito e posteriormente por uma entrevista ao doador com um profissional que segue as normas da RDC que normatiza a doação de sangue.
Após toda essa triagem o paciente é encaminhado para a coleta, nesse momento será colhido uma bolsa e três frascos para exames e tipagem sanguínea
A quantidade coletada é de 450 a 500 ml; Serão 8 ml/kg para a mulher e 9 ml/kg para o homem; Também, neste passo, serão coletadas as amostras para os exames obrigatórios por lei.
Seguimos para sala de coleta e aos laboratórios , onde primeiramente as amostras colhidas para exames são encaminhadas. Nestes setores, a bolsa de sangue colhida será fracionada nos hemocomponentes e ficará em quarentena aguardando os exames que serão realizados para as seguintes doenças:
HIV;
Hepatite B e Hepatite C;
HTLV I, II;
Chagas;
Sífilis.
Conhecemos o maquinário e toda a rotina foi explicada pelos profissionais responsáveis que fazem a realização dos exames necessários para garantir a segurança e a qualidade em toda a cadeia do sangue, envolvido desde a captação do doador, seu atendimento, testagem e processamento do sangue até a transfusão.
No setor de armazenamento constatamos o cuidado e a organização com os hemocomponentes a fim de manter a integridade do material.
Por fim, a visita foi de grande valia, pois nos proporcionou conhecer um pouco sobre esse campo de atuação , tendo em vista que hoje é fundamental a presença dos biomédicos nos bancos de sangue, podendo atuar em diversas fases.
...