Reprodução Dos Linces
Monografias: Reprodução Dos Linces. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zClee • 6/4/2014 • 369 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
O lince tem fama de ser um animal solitário. Os territórios de machos e fêmeas são divididos em zonas. Não é raro que os linces se cruzem, mas acontece que simplesmente se ignorem ou evitem-se. A partir do mesmo de Dezembro, os encontros são cada vez mais frequentes. Ambos os sexos deixam odores na sua passagem.
No começo da Primavera, começa realmente a temporada de reprodução. O macho faz um chamamento longo. A fêmea decide responder ou não. O período do cio dura desde o princípio de Fevereiro até Março e ainda uns dias de Abril. A fêmea tem apenas uma ovulação por ano.
O encontro acontece segundo um certo ritual. Ambos os congéneres se aproximam e cumprimentam-se. A saudação do lince é o roçar da sua cabeça com a fêmea. Durante vários dias ambos os linces não se separam. Depois de acasalarem, cada um volta para o seu território. A fêmea educa a sua cria sozinha. Um macho pode juntar-se com várias fêmeas mas um fêmea apenas acasala com um macho.
Após mês e meio, sentido que o parto está próximo, a mãe procura um local de segurança com difícil acesso a possíveis predadores e protegido também do vento e da chuva. A gestação dura cerca de dois meses (de 63 a 70 dias). Em cada parto nasce entre uma a seis crias, apesar do habitual serem duas. Nascem cegas e a sua primeira preocupação é encontrar o seio que lhes proporciona o alimento. As crias abrem os olhos depois de 10 dias.
Com 2 meses de vida, as crias são brincalhonas e curiosas. Através dos seus jogos aprende a desenvolver a sua força e agilidade, indispensável para a idade adulta e para a caça. A sua mãe os acompanha. Com 3 meses, a mãe lhes trará pequenas presas vivas com o fim de eles aprenderem a passo e passo a arte da caça.
Após as 12 semanas desde o nascimento as crias de linces iniciam a caça nocturna. Assim, eles aprendem a andar em silencia, a escolher as suas presas e a matá-las, apesar de no princípio é sempre a mãe se encarrega da última tarefa. Devem ser bons caçadores para ter mais hipóteses de sobreviver assim que se separarem da mãe.
...