Resenha: Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade
Por: lssch • 3/3/2018 • Resenha • 1.403 Palavras (6 Páginas) • 1.497 Visualizações
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
A natureza faz parte do nosso cotidiano. O ar que respiramos, a terra em que pisamos, a água que bebemos são recursos que fazem parte do nosso dia a dia e são indispensáveis para a nossa sobrevivência. Contudo, será que devolvemos ao meio ambiente tudo o que retiramos dele?
É disso que trata a sustentabilidade: o equilíbro entre o que usamos da natureza e o que damos em troca. Este conceito também é ampliado para o equilíbrio nas relações sociais, a fim de evitar a exploração humana.
Sabemos que este equilíbrio, na maioria das vezes, fica prejudicado, considerando que a exploração geralmente é maior que a preservação.
E você, já possui uma atitude sustentável em seu dia a dia? O que está fazendo para contribuir com a preservação do nosso planeta?
[pic 7]
Que tal uma inspiração? Acesse o link https://goo.gl/UekQER e conheça o projeto de redução do volume de impressão de papel, implantado pelo Grupo LRP, em 2013.
Chegou a hora de colocar a mão na massa! A partir de agora, você desenvolverá um pré-projeto sustentável. Não é obrigatório colocá-lo em prática, mas todas as suas etapas e propostas de melhoria devem ser justificadas de forma coesa e consistente, de acordo com o que foi estudado.
Para planejar seu pré-projeto, siga os passos a seguir:
- ESCOLHA DO AMBIENTE
Pense na empresa em que você trabalha ou conhece, ou ainda, em algum ambiente que necessite de melhorias, como a praça do seu bairro, uma escola próxima à sua casa etc.
- LEVANTAMENTO DO PROBLEMA
De acordo com o ambiente escolhido, investigue e apresente apenas uma situação que necessita de melhorias. Por exemplo, colaboradores de uma empresa que utilizam copos plásticos para tomar café. Lembre-se de justificar a sua escolha!
- TEMPO ESTIMADO
Para a implantação de um projeto é necessário estimar seu tempo de desenvolvimento. Considere dividir o tempo de seu projeto em duas etapas:
- quanto tempo você levará para planejar seu projeto?
- em quanto tempo você colocará seu projeto em prática?
Lembre-se que, dependendo da complexidade das ações, um projeto pode durar meses!
- AÇÕES DE MELHORIA/APLICAÇÃO À REALIDADE
Ao definir qual situação necessita de melhorias, é hora de propor mudanças! Sugira, pelo menos, dez ações que podem transformar a situação que você apresentou inicialmente e gerar benefícios. Nessa etapa, utilize as teorias estudadas na disciplina para justificar as ações propostas explicando de que forma podem melhorar o dia a dia do ambiente escolhido. Você pode fazer um plano de divulgação de suas ações sustentáveis. Use a criatividade!
Para ajudá-lo (a) a desenvolver esta etapa, além de ilustrar e justificar melhor suas respostas, você poderá:
- fazer pesquisas;
- utilizar imagens;
- vídeos;
- tabelas;
- gráficos, entre outros recursos.
- POSSÍVEIS RESULTADOS E BENEFÍCIOS
Você já planejou as ações, mas quais resultados espera receber após a implantação de seu pré-projeto? Descreva atitudes e comportamentos que podem ser transformados e quais os benefícios proporcionados pela sua atitude consciente.
- CONCLUSÃO
Hora da reflexão! A conclusão consiste em expor sua experiência e conclusões durante a realização deste pré-projeto.
Uma dica é pensar na importância de desenvolver ações cotidianas para transformar nosso meio ambiente e como a responsabilidade social pode melhorar nossa relação com a natureza e com a sociedade.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
É um elemento obrigatório que consiste na relação das obras consultadas e citadas no texto, de maneira que permita a identificação individual de cada uma delas.
As referências devem ser organizadas conforme aparecem no texto, utilizando o sistema numérico de chamada, entre colchetes, como [1], ou em ordem alfabética.
Modelo de referência:
SOBRENOME, Inicial do prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data.
Exemplos:
MOTTA, R. S. da. Manual para valoração econômica de recursos ambientais. Rio de Janeiro: IPEA/MMA/PNUD/CNPq, 1997.
PAULA, J. A. de (coord.). Biodiversidade, população e economia: uma região de mata atlântica. Belo Horizonte: UFMG/ Cedeplar; ECMXC; PADCT/CIAMB, 1997.
Indicação de links:
Banco de imagens. Disponível em:
Agora é com você. Bons estudos!
[pic 8] IMPLEMENTAÇÃO DE COLETA SELETIVA PORTA A PORTA RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO
Praia Grande/SP Data do relatório 02/03/2018 |
- ESCOLHA DO AMBIENTE
Dentre as cidades que compõem a Baixada Santista, Praia Grande é o município que mais cresce atualmente e por este motivo torna-se necessária a implementação de novas soluções, sustentáveis e realmente eficazes no que diz respeito à seleção de resíduos sólidos uma vez que o aterro sanitário Sítio das Neves[1], principal da região e localizado na área continental de Santos, tem vida útil até meados de 2019. |
- LEVANTAMENTO DO PROBLEMA
Embora muitas iniciativas tenham sido adotadas nos últimos anos por parte de empresas privadas e governos com relação a coleta seletiva de resíduos, os reais resultados estão longe dos que podemos observar, por exemplo, em países europeus. Para que possamos atingir resultados eficazes é preciso antes de tudo tomarmos consciência que a seleção correta dos resíduos é um problema de todos. Produzimos cada vez mais resíduos, com notável disperdício de dinheiro. Conduzir resíduos para aterros gera um custo alto para os cofres públicos e principalmente pesadas consequências ao meio ambiente. Devemos nos conscientizar sobre a destinação adequada dos recursos provenientes de uma seleção correta dos resíduos por nós produzidos, de forma a gerar renda e menos danos à natureza, destinando tais materiais rumo à reutilização e reciclagem. Pensando nisso, é necessária a implementação imediata de um modelo de “Coleta seletiva Porta a Porta”. |
...