Resumo De Arte Na Grécia De Graça Proença PLT574
Trabalho Escolar: Resumo De Arte Na Grécia De Graça Proença PLT574. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARILENE CARDOZO BARBOSA • 3/10/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 1.899 Visualizações
ATPS
O PAPEL DA ARTE NA HISTÓRIA
A ARTE NA GRÉCIA
Foi um período de muitas mudanças em relação aos outros movimentos, o que mais impressionou nesta época foi que os gregos usavam uma técnica em sua arte de inovação em relação a arte Egípcia, pois era uma produção cultural mais livre, valorizavam especialmente as ações humanas na certeza de que o homem era a criatura mais importante do universo, sendo assim eles valorizavam o conhecimento, através da razão.
As comunidades gregas eram muito pobres, mas aos poucos começaram a prosperar, pois com a intensificação do comércio, as cidades estados, a polis grega, entra em contato com as culturas do Egito e do oriente próximo.
O PERÍODO CLÁSSICO
As esculturas
Aproximadamente no final do século VII a.C.,começaram a esculpir figuras masculinas em Mármore, os kouros, onde a técnica consistia em esculpi-las em rigorosas posições frontais ,eretas e com os pesos dos corpos igualmente distribuído sobre as pernas.
Houve uma procura de superação em suas técnicas, da rigidez das estátuas, o mármore mostrou se inadequado, era pesado demais e se quebrava sobre seu próprio peso. Sendo assim passaram a trabalhar com o bronze, pois esta matéria prima permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento. O Zeus de Artemísio é um exemplo disso.
A arquitetura dessa época que despertava maior interesse eram os templos, construídos para cultuar as diversas divindades.
Todos os templos eram erguidos sobre uma base de três degraus, o mais elevado denominava se estilóbata
O núcleo era formado pelo opistódomo, pronau e o naos, local onde ficava a imagem da divindade. Este núcleo era cercado pelo peristilo(séries de colunas e uma colunata).
Existiam três tipos de capitéis que ornamentavam as colunas, o de estilo Dórico, Jônico e Coríntio.
Na parte frontal existia o pórtico de entrada e pronau nos fundos. Na parte superior do pórtico era ornamentado com esculturas, o frontão.
Os gregos eram também habilidosos em pinturas. Nos vasos em cerâmica destaca se o equilíbrio das formas, harmonia entre desenhos e vivacidade das cores.
Esses vãos além de servir, na época, para rituais religiosos, eram também usados para armazenar vinhos, azeites, mantimentos, etc, mas pela beleza e harmonia passaram a ser objetos de muito valor.
Há um período na história grega que denomina se Helenístico, inicia se a partir do poder de Alexandre e estende se ao domínio da Grécia pelos romanos.
Um traço marcante deste período foi o surgimento de esculturas femininas representadas nuas, que caracterizavam os conceitos e sentimentos, como paz, amor, vitória, um exemplo é a Afrodite de Cnido, de Praxíteles.
Usando como base o princípio de Policleto, procurava se opor os membros tensos aos relaxados, combinando-os com o tronco posicionado sem rigidez, conferindo sensualidade às figuras.
A arquitetura
Neste período nota a substituição de
...