TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS DOS SERES VIVOS

Trabalho Universitário: SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS DOS SERES VIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  5.257 Visualizações

Página 1 de 6

SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS DOS SERES VIVOS

INTRODUÇÃO

Ao analisarmos os componentes das células de diversos seres vivos, veremos que existem algumas substâncias que estarão sempre presentes. São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

A quantidade de cada um desses elementos varia de acordo com a espécie, a idade e o tecido analisado. No entanto, a água é o componente que está sempre presente em maior quantidade, chegando a representar até mais de 85% do peso de um organismo. Os minerais aparecem sempre em menor quantidade.

Substâncias inorgânicas: As substâncias inorgânicas essenciais aos seres vivos são a água e os sais minerais.

Substâncias orgânicas: são substâncias que apresentam carbono em suas moléculas. Os elementos químicos hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio também estão muito presentes nas substâncias orgânicas. Os principais compostos orgânicos existentes nos seres vivos são: lipídios, carboidratos, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos.

SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS

Água

A molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. As moléculas de água estabelecem ligações com suas vizinhas através de pontes de hidrogênio. Nas pontes de hidrogênio, os átomos de hidrogênio de uma molécula são atraídos pelo átomo de oxigênio de sua vizinha.

Entre as funções da água nos organismos, podemos citar seu papel como solvente, reagente, na regulação do equilíbrio térmico e como lubrificante. Quase todas as reações químicas ocorrem em solução. A água é capaz de dissolver muitas substâncias. Assim, possui papel importantíssimo na dissolução dos reagentes que participam das reações metabólicas dos organismos.

A água participa como reagente de muitas reações de síntese e de quebra (hidrólise) de substâncias. Através da dissipação do calor, a água impede que a temperatura dos organismos varie de maneira abrupta. Outro papel das moléculas da água é evitar o atrito entre partes, como ossos, cartilagens e órgãos internos, atuando como uma espécie de lubrificante.

Sais minerais

São substâncias inorgânicas, originadas através de ligações iônicas. Quando submetidos à solução aquosa, eles têm seus componentes separados por meio do processo de dissociação iônica. Nesse processo, ocorre a separação de partículas eletricamente carregadas (íons). Diferentes dos átomos, os íons não são eletricamente neutros; eles são resultado da perda ou ganho de elétrons nos átomos. Quando ocorre perda de elétrons, há formação de íons positivos (cátions); Quando ocorre ganho, há formação de íons negativos (ânions).

Os sais minerais exercem funções variadas e são imprescindíveis aos organismos vivos. Eles se encontram, basicamente, unidos às estruturas esqueléticas ou dissociados ionicamente em água. Os íons derivados dos sais minerais possuem algumas atuações importantes:

O cálcio (Ca++) participa na ativação de enzimas ligadas à coagulação sanguínea e na contração muscular;

O magnésio (Mg++) está presente na clorofila, participando, consequentemente, da fotossíntese;

O zinco (Zn++) e o Manganês (Mn++) participam de inúmeras reações químicas;

O sódio (Na+) e o Potássio (K+) atuam na polaridade elétrica da membrana, sendo também responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos;

O ferro (Fe++) constitui a hemoglobina; e os sais de fosfato e de carbono controlam a acidez da célula.

Humanos, árvores, amebas, cobras, musgos. Você pode achar que esses, e tantos outros seres vivos, não têm nada em comum. Mas se suas formas e hábitos são tão diferentes, ao menos em sua constituição química eles são semelhantes.

SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS

Carboidratos

Os carboidratos são moléculas formadas por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. São classificados como monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Alguns exemplos de monossacarídeos são a ribose, a desoxirribose, a glicose, a galactose e a frutose. Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, como a lactose (glicose + galactose) e a sacarose (glicose + frutose). Os polissacarídeos são formados pela união de vários monossacarídeos, como a celulose, o amido e o glicogênio.

A ribose e a desoxirribose são carboidratos com função estrutural, são componentes dos ácidos nucleicos. Já a celulose está presente nas células vegetais, formando a parede celular.

No entanto, a principal função dos carboidratos é a de reserva de energia para o metabolismo celular. O amido, por exemplo, é uma das principais reservas energéticas dos vegetais e de algumas espécies de algas. Em muitos animais, o glicogênio é armazenado e liberado quando o organismo necessita de energia.

Lipídios

Os lipídios são moléculas pouco solúveis em água, por isso, são chamadas de hidrofóbicas.

Os lipídios são parte integrante das membranas plasmáticas, atuam como reserva energética e são componentes essenciais de alguns hormônios. Dentre os lipídios, podemos citar, por exemplo, os glicerídeos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com