TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinário

Trabalho Escolar: Sistema Urinário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  5.549 Palavras (23 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 23

SISTEMA URINÁRIO - GENERALIDADES

O sistema urinário está constituído por um conjunto de órgãos que desempenham duas importantes funções: urinária e genital. Os órgãos urinários têm o objetivo de eliminar, através da urina, substâncias que se encontram na corrente sanguínea resultantes da catabolização e que, se não fossem eliminadas, levariam o organismo a graves perturbações. O sistema urinário atinge deste modo a importância e a significação de um vasto emunctório, tal qual os pulmões e as glândulas sudoríparas de eliminar dos tecidos as substâncias residuais das combustões orgânicas.

LOCALIZAÇÃO E DIVISÃO DO SISTEMA URINÁRIO

Os órgãos do sistema urinário estão localizados nas cavidades abdominal e pélvica e no períneo.

O sistema urinário compõe-se de dois órgãos responsáveis pela elaboração da urina: os rins; de um sistema de condutos excretores: os cálices (maiores e menores), as pelves e os ureteres, que conduzem a urina até um reservatório, a bexiga urinária, onde a urina fica armazenada até o momento de ser expelida para o exterior através de sua via excretora, denominada uretra.

RIM

LOCALIZAÇÃO DOS RINS EM RELAÇÃO À PAREDE POSTERIOR DA CAVIDADE ABDOMINAL

Os rins estão situados na parede posterior da cavidade abdominal, atrás do peritônio, rodeados por tecidos gordurosos e areolar frouxo, à direita e à esquerda da coluna vertebral, na altura das últimas vértebras torácicas (décima primeira e décima segunda) e das três primeiras lombares. O rim direito é, em geral, cerca de 2cm mais baixo que o rim esquerdo, devido à grande massa do fígado que ocupa o hipocôndrio direito. O hilo renal esquerdo corresponde à altura do processo espinhoso da primeira vértebra lombar e o rim direito, 1 ou 2cm mais baixo.

MORFOLOGIA DOS RINS

Situação e orientação

Pelo fato dos rins repousarem sobre os músculos psoas maiores (MP), o eixo maior do rim não é paralelo ao plano sagital, ele está um pouco inclinado de cima para baixo e de dentro para fora, de modo que a extremidade superior de ambos os rins está cerca de 3 ou 4cm da linha mediana; e as extremidades inferiores estão 5 ou 6cm dessa linha. Com relação ao plano frontal, os rins não são paralelos a esse plano, pois a sua face anterior está voltada para diante e para fora; e a sua posterior está voltada para trás e para dentro.

Forma

O rim apresenta uma forma característica, semelhante a um feijão, e nele podemos distinguir duas faces, uma anterior ou ventral, fortemente convexa e outra posterior ou dorsal, mais plana; duas margens ou bordas, uma lateral fortemente convexa e outra medial, côncava na parte média e convexa em ambas as extremidades. A parte média da borda medial apresenta uma fissura longitudinal, chamada de hilo renal, que dá acesso ao seio renal, que é uma ampla cavidade, em forma de fenda, situada no interior do rim; através do hilo, entram e saem os elementos do pedículo renal: vasos, nervos e a pelve. Ainda podemos distinguir, duas extremidades ou polos, uma superior, larga e delgada, e outra inferior, mais estreita ( pontiaguda e grossa ).

Dimensões

O rim mede cerca de 12cm de comprimento, 6cm de largura e 3cm de espessura. O rim esquerdo é pouco mais comprido e estreito que o direito.

Peso

O peso do rim no homem adulto é de aproximadamente 140g e na mulher adulta de aproximadamente 125g. O peso total dos rins, em proporção ao corpo, é cerca de 1 para 240. No recém- nascido os rins são cerca de três vezes maiores, em proporção ao peso do corpo, que no adulto.

Cor

Os rins apresentam uma coloração vermelho escuro.

Consistência

A sua consistência é firme; uma cor irregular e consistência particularmente dura ou flácida são sinais de lesões.

Relações:

As relações dos rins com as estruturas adjacentes são completamente diferentes de um lado para o outro; descreveremos as relações de cada rim separadamente:

- Face anterior do rim direito - uma parte estreita da extremidade superior relaciona-se com a glândula supra-renal direita. Uma ampla faixa, imediatamente abaixo desta, cerca de três quartos da face, relaciona-se com a impressão renal da face visceral do fígado. Junto à margem medial, abaixo do hilo renal, uma área estreita e variável está em contato com a porção descente do duodeno. O restante da face anterior, ou seja, a parte caudal, está lateralmente em contato com a flexura direita do cólon, e medialmente, com as alças intestinais. As áreas do rim que estão em relação com o fígado e com as alças intestinais estão cobertas pelo peritônio; e as alças que estão em relação com a supra-renal, o duodeno e a flexura cólica estão desprovidas dele. O rim direito ainda mantém relações com o mesocólon transverso.

- Face anterior do rim esquerdo - na parte superior da margem medial, uma pequena faixa está em contato com a glândula supra-renal esquerda. Uma considerável faixa junto à margem lateral, relaciona-se com a impressão renal do baço. No meio da face anterior, na altura do hilo, uma área aproximadamente quadrilátera, está em contato com a cauda do pâncreas. Acima da área pancreática e entre as áreas da supra renal e esplênica, está a área de contato com a face posterior do estômago. Abaixo da área pancreática, a parte lateral se relaciona com a flexura cólica esquerda, e a medial com as alças intestinais. As áreas que estão em relação com o estômago e baço estão cobertas pelo peritônio da bolsa omental, ao passo que as relacionadas com as alças intestinais estão revestidas pelo peritônio da grande cavidade abdominal. As áreas que estão em relação com a supra-renal, o pâncreas e a flexura cólica, estão desprovidas de peritônio. O rim esquerdo ainda mantém relação com o mesocólon transverso.

- Faces posteriores dos rins - As faces posteriores de ambos os rins estão dirigidas para trás e medialmente, totalmente desprovidas de revestimento peritonial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com