Síndrome De Down
Trabalho Escolar: Síndrome De Down. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tcscamilo • 11/10/2013 • 447 Palavras (2 Páginas) • 675 Visualizações
Nos dias de hoje, é possível identificar a síndrome de Down a partir da décima segunda semana de gestação, através de um marcador ultrassonográfico que pode sugerir o diagnóstico antes mesmo do nascimento.
É identificada pela seguinte apresentação nas crianças:
- tônus muscular diminuído,
- faces achatadas,
- boca pequena,
- lábios grossos com fissuras transversais,
- nariz pequeno,
- língua obstrusa
- baixa estatura ,
- prega única na mão
Curiosidade:
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.
Metodologia:
Devido á dificuldade que o grupo encontrou para visitação em instituições na região, entramos em contato com duas instituições localizadas na cidade de Santa Maria RS via telefone e realizado a entrevista com a diretora, coordenadora pedagógica e uma das psicólogas via skype.
Escola Especia Antônio Francisco Lisboa
A escola nasceu oficialmente em Santa Maria em 26 de junho de 1954 sendo a pioneira e referência em educação especial, no estado do Rio Grande do Sul.
A primeira turma de alunos da escola era formada por alunos portadores de deficiências físicas, que naquele momento tinham dificuldades de integração e inclusão nas escolas regulares.
Hoje a instituição atende portadores de síndrome de Down, deficiência intelectual, deficiência física, deficiência auditiva, deficiência múltipla e condutas típicas, totalizando trezentos e setenta alunos, sendo cento e cinquenta na parte pedagógica e duzentos e vinte na parte clínica. Entre eles quinze são portadores da síndrome de Down.
APAE Santa Maria RS
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Maria foi fundada em 30 de abril de 1966 (mil novecentos e sessenta e seis) como mantenedora da Escola Antônio Francisco Lisboa citada anteriormente. Apenas em 1983 se desvinculou levando apenas a sua bandeira.
Atualmente é uma sociedade civil, beneficente de assistência social, de caráter cultural e educacional voltada ao atendimento dos Portadores de Necessidades Especiais.
Este atendimento inclui a defesa de causas referentes aos direitos assegurados constitucionalmente e servir de órgão articulador com outras entidades.
A escola conta com cento e vinte portadores de síndrome de Down, deste 46 semanalmente nos turnos da manhã, 29 tarde, 20 recebem atendimento individualizado, 25 estão no Grupo de Convivência e todos participam das atividades complementares.
Conclusão:
Além de poder conhecer profissionais e instituições, é nítido a dificuldade para acesso á recursos para melhor desempenhar as atividades
...