Tecidos são conjuntos de células que atuam de forma integrada, de modo a desempenhar funções especificas.
Por: Camila2207 • 21/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 1.882 Visualizações
TECIDOS
Tecidos são conjuntos de células que atuam de forma integrada, de modo a desempenhar funções especificas. Histologia (histo = tecido; logia = estudo).
Os tecidos animais podem ser classificados em quatro tipos principais:
- Tecidos epiteliais;
- Tecidos conjuntivos;
- Tecidos musculares;
- Tecido nervoso.
TECIDOS EPITELIAIS
Os tecidos epiteliais são formados por células dispostas lado a lado, firmemente unidas entre si, com pouca substância entre elas.
Os tecidos epiteliais podem ser originados de um dos três folhetos germinativos do embrião:
- Da ectoderme (fora) originam-se, por exemplo, a epiderme e os epitélios do nariz, boca e do ânus;
- Da mesoderme (meio) origina-se o endotélio, epitélio que reveste os vasos sanguíneos;
- Da endoderme (dentro) originam-se, por exemplo, os epitélios que revestem o tubo digestório (com exceção da boca e do ânus) e a árvore respiratória.
Os epitélios que apresentam células ciliadas são genericamente chamados de epitélios ciliados. Esse tipo de epitélio é encontrado na traqueia.
Os tecidos epiteliais podem ser classificados em dois grandes grupos: os de revestimento e os glandulares.
Os epitélios de revestimento delimitam estruturas, fornecem proteção e propiciam trocas controladas entre o exterior e o interior do corpo ou das cavidades. Os epitélios glandulares apresentam a função secretora, formando as glândulas.
- Epitélio simples pavimentoso: ocorre em locais do corpo onde a proteção mecânica não é fundamental. Reveste as cavidades pericárdica, pleural e peritonial.
- Epitélio simples cubico: ocorre nos túbulos renais, tendo a função de absorção de substâncias presentes na urina, devolvendo-as para o sangue. Esse epitélio ocorre também no revestimento externo dos ovários e nos ductos de glândulas, com função de revestimento.
- Epitélio simples prismático: Reveste o estômago e os intestinos. Tem a função de proteção, lubrificação, absorção e secreção.
- Epitélio pseudoestratificado: ocorre na cavidade nasal, na traqueia e nos brônquios, onde possui cílios e glândulas mucosas unicelulares. Transportam o material para fora.
- Epitélio estratificado pavimentoso: as funções desse epitélio são de proteção mecânica e de proteção contra a perda de água. Ocorre em áreas de atrito, como na pele e nas mucosas bucal e vaginal.
- Epitélio estratificado de transição: modificação especial do epitélio estratificado pavimentoso. Ocorre revestindo a bexiga urinaria e ureteres.
- Epitélio estratificado prismático colunar: ocorre na conjuntiva ocular, nos grandes ductos excretores das glândulas salivares e na maior parte da uretra. Exerce função de proteção.
A epiderme é um epitélio pavimentoso estratificado de origem ectoderme, que reverte todo o corpo humano, ela faz parte da pele.
A derme é formada por tecido conjuntivo denso, de origem mesodérmica. A derme é cerca de quinze a quarenta vezes mais espessa que a epiderme e tem como função principal nutrir as células da epiderme, pois é rica em vasos sanguíneos.
Os melanócitos são células que produzem melanina, pigmento marrom-escuro que tem função protetora contra a ação de raios ultravioleta. Esse pigmento atua como um dos fatores responsáveis pela cor da pele.
O tecido epitelial glandular produz o muco presente em abundancia no epitélio da traqueia e do intestino grosso. Há dois tipos de glândulas multicelulares: as endócrinas e as exócrinas.
- Glândulas endócrinas: apresentam a porção secretora, porem não apresentam ductos. É a secreção eliminada para os vasos sanguíneos localizados nas proximidades da glândula.
- Glândulas exócrinas: apresentam a porção secretora associada a ductos que se abrem para fora do corpo.
- Glândula mista: apresenta regiões endócrinas e exócrinas. É o caso do pâncreas, cuja maior parte do volume é formada por vários conjuntos secretores exócrinos, que produzem o suco pancreático.
TECIDOS CONJUNTIVOS
Os tecidos conjuntivos caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular que é sintetizado pelas próprias células do tecido.
A substância extracelular é constituída por uma parte não estruturada, chamada substância fundamental, e uma parte fibrosa.
Os principais tipos de tecido conjuntivo são: frouxo, denso, adiposo, reticular, cartilaginoso e ósseo.
O tecido conjuntivo frouxo:
Preenche espaços não ocupados por outros tecidos, apoia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos e linfáticos. Também faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processos de cicatrização.
...