Toxoplasmose
Por: Kévi Cristyny • 6/10/2015 • Relatório de pesquisa • 496 Palavras (2 Páginas) • 820 Visualizações
Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença infecciosa, causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii, com três formas infectantes, os Oocistos, Bradizoítos e Taquizoítos. Seu ciclo biológico se divide em duas fases: A assexuada que acontece num hospedeiro suscitível (homem, cão e aves). Este hospedeiro intercessor, ingerindo ou entrando em contato com trofozoítos, ficará infectado. Cada trofozoíto adentra numa célula e se reproduz veementemente até o rompimento da mesma, ocorrendo a liberação de trofozoítos e a disseminação para outros tecidos por meio do sangue e da linfa até que a imunidade apareça, diminuindo assim o numero de parasitos e surgindo os cistos que distinguem a fase crônica e permanecem em latênica até a concretização da doença, e a sexuada que acontece no gato que é o hospedeiro determinante.
A mesma começa quando um gato ou outro felídeo ingere oocistos, cistos ou trofozoítos, que se desenvolverão no epitélio intestinal do animal. Por esquizogonia os esporozoítos dão origem a esquizontes e merozoítos que formam o macro e o microgameta, respectivamente. Unem-se os dois e surge o ovo que por procedimento complexo forma o oocisto. A célula parasita se rompe e são eliminados nas fezes do animal, e em contato com o meio externo amadurece e constituem dois esporocistos com quatro esporozoítos.
A toxoplasmose pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados, como carnes cruas ou mal cozidas, principalmente a carne de porco, podendo também ser adquirida em outras situações, como o Uso de facas e outros utensílios de cozinha contaminados, a ingestão de frutas e vegetais mal lavados e as transfusões de sangue ou transplantes de órgãos. Esses parasitas infeccionam o celebro, músculos e coração. Essa doença pode comprometer o sistema imunológico e ocasionar sérias complicações. É bom lembrarmos que a toxoplasmose não é contagiosa entre humanos, ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, mas ela pode ser congênita, ou seja, ela é transmitida da mãe infectada para a criança por meio da placenta. Mas se a mulher for diagnosticada com a doença um pouco antes ou durante a gestação, as chances de ela passar a inflamação para o filho são de 30%, em média.
Na maioria das vezes, a toxoplasmose é uma doença que passa desapercebida. Em determinados casos, porém, em pessoas consideradas saudáveis, podem surgir sintomas semelhantes com os da gripe, como dor de cabeça, constipação, dor no corpo, febre, cansaço e dor de garganta. Já os pacientes com o sistema imunológico debilitado, podem aparecer sintomas mais específicos, como problemas de coordenação, convulsões, confusões, visão turva e em determinados casos, até mesmo infecções respiratórias, como tuberculose e pneumonia.
Nas crianças os sintomas são mais diferentes, alguns podem nascer com pulmões e baço anormalmente crescidos, podem sofrer do mesmo modo, de convulsões e de amarelamento da pele e dos dentes, além de graves infecções nos olhos, mas apenas uma pequena parte dos bebês que nascem com toxoplasmose demonstra os sinais da doença nos primeiros dias de vida, pois os sintomas geralmente só aparecem na adolescência.
...