Tratamento de dados meteorológicos
Por: Giuliano Nicolini • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.365 Palavras (6 Páginas) • 506 Visualizações
Introdução
A meteorologia é uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e aprevisão do tempo. Estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera e as interações entre seus estados dinâmicos, físico e químico, com a superfície terrestre subjacente.
Os estudos no campo da meteorologia foram iniciados há mais de dois milênios, mas apenas a partir do século XVII a meteorologia progrediu significativamente. No século seguinte, o desenvolvimento da meteorologia ganhou um ímpeto ainda mais significativo com o desenvolvimento de redes de intercâmbio de dados em vários países. Com a maior eficiência na observação da atmosfera e uma mais rápida troca de dados meteorológicos, as primeiras previsões numéricas do tempo tornaram-se possíveis com o desenvolvimento de modelos meteorológicos no início do século XX. A invenção do computador e da Internet tornou mais rápido e mais eficaz o processamento e o intercâmbio de dados meteorológicos, proporcionando assim um maior entendimento dos eventos meteorológicos e suas variáveis e, conseqüentemente, tornou possível uma maior precisão na previsão do tempo.
Tratamento de dados meteorológicos
O tratamento dos dados meteorológicos é feito através de um sistema de coleta de informações meteorológicas sobre as diversas variáveis meteorológicas existentes, para efetuar estudo e análise adequada das condições atmosféricas é necessário realizar observações sistemáticas a respeito de suas características. Para isso são usadas as estações meteorológicas.
Variáveis Meteorológicas
As variáveis meteorológicas estão diretamente associadas ao comportamento do tempo e clima de uma região, influenciam na dinâmica dos ecossistemas e por isso estão incluidas nos processos biológicos do planeta.Como a interação na superfície terrestre(entre solo, vegetação e atmosfera) demanda trocas de calor e massa, para o melhor entendimento de seu comportamento faz-se necessário o uso das variáveis meteorológicas.
As variáveis meteorológicas são variáveis físicas que influenciam no comportamento termodinâmico da atmosfera, as principais são: temperatura, umidade do ar, radiação, pressão, vento, evaporação, insolação e precipitação.
Observação meteorológica e dados meteorológicos
Uma observação meteorológica de superfície consiste em procedimentos sistemáticos e padronizados, visando observar e coletar as informações medidas pelo homem(qualitativas) e medidas por instrumentos meteorológicos(quantitativas), referentes aos parâmetros da atmosfera e capazes assim de caracterizar plenamente o estado instantâneo da atmosfera. A observação é analisada em uma estação meteorológica,local tecnicamente escolhido e preparado para tal fim, onde o observador faz a avaliação de um ou mais elementos meteorológicos de um determinado momento da observação.
A padronização foi determinada pela OMM (Organização Meteorológica Mundial), observando os diversos estudos meteorológicos feitos em todo planeta. Ela inclui: tipos de equipamentos usados, técnicas de aferição, calibração, ajustes, manuseios e procedimentos observacionais. Além disso também inclui os horários das observações, o tratamento dos dados observados, as correções efetuadas, as estimativas indiretas de outros parâmetros derivados, a transmissão e o uso operacional.
A qualidade e a confiabilidade das operações meteorológicas são propriedades que devem ser perseguidas pelo sistema de coleta de dados. Para atender a essa exigência de forma satisfatória é necessário a disponibilidade de recurso financeiro e de pessoal técnico operacional devidamente qualificado.
Os dados meteorológicos podem ser obtidos mediante leituras ou registros contínuos, diretamente dos instrumentos (temperatura, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos, etc). Outros porém são identificados pelo próprio observador(quantidade tipo e altura de nuvens, visibilidade e fenômenos anômalos) por isso a necessidade de profissionais preparados. Alguns dados ainda são estimados ou derivados dos obtidos através de instrumentos, como a temperatura do ponto de orvalho, a pressão ao nível do mar, a temperatura potencial, entre outros.
Para a coleta de dados meteorológicos de uma localidade qualquer, é utilizada uma estação meteorológica, onde estão reunidos todos os equipamentos meteorológicos necessários. Para a coleta de dados meteorológicos em mares e oceanos, uma estação meteorológica pode estar embarcada num navio ou numa boia meteorológica. Entretanto, as medições meteorológicas de superfície não são suficientes. Para a coleta de dados meteorológicos da alta troposfera, faz-se necessário a utilização de radiossondas (balões meteorológicos), radares meteorológicos e estações meteorológicas embarcadas em aeronaves. Os radares meteorológicos realizaram a coleta de dados meteorológicos remotamente, mas o sensoriamento remoto também pode ser feito através de laser ou por meio da visualização meteorológica feita por satélites meteorológicos.
Os equipamentos meteorológicos mais comuns utilizados em uma estação meteorológica são:
Anemômetros ou anemógrafos - para medir a velocidade do vento;
Barômetros ou barógrafos - para medir a pressão atmosférica;
Evaporímetros (de tanque ou porosos) - para medir o grau de evaporação de água numa superfície;
Heliógrafos - para medir a duração do brilho solar;
Higrômetros, higrógrafos, termo-higrógrafos ou psicrômetros - para medir a umidade do ar;
Pluviômetros ou pluviógrafos - para medir a precipitação pluvial (chuva);
...