Algarismos Significativos, Medidas E Tratamentos De Dados
Exames: Algarismos Significativos, Medidas E Tratamentos De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dubourcq • 23/2/2014 • 2.354 Palavras (10 Páginas) • 854 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANSCICO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA
Rodovia BR 407, Km 12 Lote 543 - Projeto de Irrigação Nilo Coelho - S/N C1.
Petrolina/PE CEP: 56300-000
Algarismos significativos, medidas e tratamento de dados.
Calibração de equipamento volumétrico
Discente: Diogo Andrade
Docente: Vanessa Santos
Petrolina-PE
2014
SUMARIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................pag.3
2. OBJETIVO..........................................................................................pag.4
3. PROCEDIMENTO
• MATERIAIS E MÉTODOS.................................................pag.4
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES.....................................................pag.5
5. CONCLUSÕES...................................................................................pag.8
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.................................................pag.8
1. Introdução
Algarismos significativos
Os algarismos significativos são os algarismos que têm importância na exatidão de um número, por exemplo, o número 2,67 tem três algarismos significativos. Se expressarmos o número como 2,6700 , entretanto, temos cinco algarismos significativos, pois os zeros à direita dão maior exatidão para o número
Se você tivesse que determinar a temperatura, lendo diretamente em um termômetro, conforme ilustrado na figura a seguir, poderia anotar que seria 25,6 ou 25,7 ºC.
Na tentativa de medir a temperatura com precisão até uma casa depois da vírgula é necessário fazer-se uma estimativa do último algarismo. Você teria a certeza de que a temperatura é maior do que 25 ºC, mas menor do que 26 ºC, ou seja, o último algarismo é duvidoso. O valor da temperatura medida com esse termômetro possui 3 algarismos significativos, ou seja, os dois primeiros não são algarismos duvidosos, mas o último é considerado algarismo duvidoso.
Não deve ser acrescentado um quarto algarismo, como, por exemplo, 25,63 ºC, pois se o algarismo 6 já é duvidoso não faz sentido incluir-se o algarismo 3, quando utiliza-se um termômetro com estas especificações.
Com um termômetro mais preciso, uma medida com maior números de algarismos poderiam ser obtidos. O termômetro da figura ao lado possui divisões de 0,1 ºC. Assim você poderá obter o valor da temperatura com 4 algarismos significativos, 25,78 °C ou 25,79 ºC sendo o último algarismo duvidoso.
Na leitura do volume de água em uma proveta ou em uma bureta, você notará que a superfície da água não é plana e forma um menisco.
A validade dos dados obtidos dependerá de você se esforçar para realizar medidas precisas, mediante a utilização de instrumentos previamente calibrados. Através desta experiência podemos realizar medidas de temperatura, de massa e de volume para depois realizarem o tratamento estatístico sobre as medidas realizadas.
Medidas de massa, de volume e de temperatura, por exemplo, são realizadas através de balanças, de equipamentos volumétricos (proveta, bureta etc.) e de termômetros respectivamente e conforme disponíveis no laboratório diferem no grau de precisão.
Utilizamos algarismos significativos para expressar a precisão das medidas realizadas.
Diferença entre precisão e exatidão:
Todas as medidas possuem um determinado erro, cuja medida muitas vezes é limitada pelo equipamento que está sendo utilizado.
EXATIDÃO: refere-se à tão próximo uma medida concorda com o valor “correto” (ou mais correto), ou seja, aceito na literatura como valor padrão.
PRECISÃO: refere-se à tão próximo diversos valores de uma medida estão entre si, ou seja, quanto menor seja o desvio médio, maior será a precisão na medida.
O ideal seria que as medidas sejam exatas e precisas. Medidas podem ser precisas e não serem exatas devido a algum erro sistemático que é incrementado a cada medida. A média de várias determinações é geralmente considerada o melhor valor para uma medida do que uma única determinação.
Calibração de equipamento volumétrico
Nos ensaios químicos, a escolha da vidrarias volumétricas é um fator determinante para a exatidão da medição de volumes, podendo gerar erros significativos caso estejam descalibradas. Estas devem ser calibradas de acordo com a frequência do uso de cada vidraria e também verificar a presença de partículas de gordura, pontas lascadas ou quebradas e regiões foscas em razão de ataque químico sobre o vidro.
Os erros sistemáticos ou determinados são caracterizados como sendo uma componente do erro que, no decorrer de um número de análises realizadas sob condições de repetibilidade, permanece constante ou varia de uma forma previsível. Um exemplo comum de erros sistemáticos são os erros instrumentais, que são causados pelo comportamento não ideal de um instrumento, por calibrações falhas destes ou pelo uso do material em condições inadequadas. Em relação aos erros instrumentais podem ser citados como exemplo os materiais volumétricos tais como pipetas, buretas e balões volumétricos que podem liberar ou conter quantidades diferentes das indicadas em suas graduações.
Outro exemplo de erros sistemáticos são os erros pessoais,
...