Urianálise coleta
Por: adrianavoyagi • 7/4/2016 • Artigo • 769 Palavras (4 Páginas) • 319 Visualizações
URIANALISE
COLETA
CONSERVAÇÃO
ARMAZENAMENTO
TECNICAS PARA BOA COLETA
- A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, três horas.
- Fazer uma cuidadosa lavagem dos genitais com água e sabão neutro, enxaguar bem e secar.
- Período menstrual colocar um tampão de gaze na vagina para que não ocorra contaminação da urina com o sangue menstrual.
Antigamente não eram fornecidos os frascos para coleta de urina e o paciente fazia a coleta em casa. Isso aumentava muito o risco de erros laboratoriais devido a utilização de frascos inapropriados por conterem vestígios de alimentos (como glicose , gorduras e material proteico), vestígios medicamentosos(frascos de xaropes ) ou produtos químicos no geral (potes de produtos de limpeza)
A coleta era feita sem a orientação correta e o exame era realizado podendo nele haver interferentes na análise bioquímica e sedimentoscópica.
Havia também o risco da má fé do paciente que colhia amostra de uma pessoa sadia ou misturava água antes de enviar para o laboratório.
Ao longo dos anos os laboratórios foram padronizando seus serviços e a coleta de urina passou a ser exclusivamente realizada na unidade e os frascos passaram a ser fornecidos.
[pic 1]
Atualmente é fornecido material para antissepsia e coleta, bem como a orientação para a obtenção de um material livre de interferentes para ser encaminhado para análise.
Lavar as mãos do paciente antes da coleta .
Limpar cuidadosamente a região genital externa com sabão neutro, enxáguar com gaze embebida em água e seque a região.
Sexo feminino manter separados os grandes lábios segurando com as mãos durante a coleta. Despreza- se o primeiro jato no vaso sanitário, coletando um volume aproximado da metade do frasco. Não é necessário encher o frasco!
[pic 2]
[pic 3]
TECNICAS PARA COLETA
- A coleta em crianças e bebês utiliza amostras reduzidas obtidas com a mesma antissepsia local, porém com o auxílio de saquinhos coletores com borda adesiva que são anatomicamente adequados para meninos e meninas.
[pic 4] [pic 5] Redondo para meninos /Piriforme para meninas
→Em pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, a coleta é realizada por técnicos de enfermagem com a ajuda de sondas de alívio.
[pic 6]
→Em pacientes que utilizam sondas de demora a coleta é realizada com o auxilio de uma seringa afim de não ser coletado o material da bolsa depósito e sim da mangueira que leva a urina à bolsa
[pic 7] [pic 8]
→ Em casos de infecções de trato urinário de repetição em neonatos pode ser recomendada a coleta da urina por punção suprapúbica.
Médico introduzirá uma agulha na região pélvica e fará a coleta diretamente da bexiga.
O jato médio e o saco coletor são de mais fácil contaminação e a sondagem é um método invasivo que pode levar a bactéria presente na uretra para o interior da bexiga, restando a punção suprapúbica como padrão ouro para a coleta de urina para a urocultura em bebês e neonatos.
...