Vegetais Inferiores
Trabalho Universitário: Vegetais Inferiores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Coutinholindo • 3/6/2014 • 3.803 Palavras (16 Páginas) • 457 Visualizações
Universidade Estadual de Montes Claros
CCBS – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Trabalho de Biologia Celular
Professor: Vicente Ferreira de Almeida
Acadêmico: Belcholina dos Santos
Claudio Nunes Coutinho
Dênio Pires
Marcelo G. Pereira
Waldenita P. de Souza
Biologia Celular
Unai
2013
Acadêmico: Belcholina dos Santos
Claudio Nunes Coutinho
Dênio Pires
Marcelo G. Pereira
Waldenita P. de Souza
DIFERENÇAS ENTRE AS CÉLULAS EUCARIÓTICAS VEGETAIS E ANIMAIS
Resenha apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina de Biologia Celular, pelo Curso Ciências Biológicas- Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros- Campus Unaí, ministrada pelo professor Vicente Ferreira de Almeida.
Unai
2013
DIFERENÇAS ENTRE AS CÉLULAS EUCARIÓTICAS VEGETAIS E ANIMAIS
As células animais e vegetais assemelham-se muito em sua estrutura básica.
A seguir são listadas as principais diferenças:
1ª) Presença de Paredes: Além da membrana plasmática, as células das plantas contêm uma ou duas paredes celulares rígidas que lhes conferem a manutenção constante de sua forma, protegendo o citoplasma contra injúrias e danificações mecânicas e contra a ação de parasitas.
2ª) Presença de Plastídios: Entre as características principais das células vegetais está a presença de plastídios, conhecidos também por plastos, que assim como as mitocôndrias são organelas delimitadas por duas membranas.
3ª) Vacúolos citoplasmáticos: As células das plantas possuem, com certa frequência, vacúolos citoplasmáticos muitas vezes maiores que os vacúolos observados nas células animais. Os vacúolos das células vegetais muitas vezes ocupam a maior parte do volume celular, sendo que o citoplasma funcional, nestes casos, está reduzido a uma delgada faixa na zona periférica da célula.
4ª) Presença de amido: As células eucariontes animais armazenam o glicogênio como substância de reserva, ao contrário das células vegetais que têm no amido a sua reserva energética.
5ª) Presença de plasmodesmos: Células vegetais vizinhas são ligadas por pequenos tubos medindo entre 20-40 nm de diâmetro, que recebem o nome de plasmodesmos. Os plasmodesmos estabelecem canais para o trânsito de moléculas. Nas células animais não são encontrados plasmodesmos, porém, muitas se comunicam através das junções comunicantes, que apesar de apresentarem semelhanças funcionais com os plasmodesmos, do ponto de vista morfológico, são muito diferentes.
Características Gerais dos Seres Vivos
Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certas características:
Ser constituído de célula;
Buscar energia para sobreviver;
Responder a estímulos do meio;
Se reproduzir;
Evoluir.
De acordo com o número de células podem ser divididas em:
Unicelulares - Bactérias, cianofitas, protozoários, algas unicelulares e leveduras.
Pluricelulares - os demais seres vivos.
De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em:
Células Procariontes
Células Eucariontes
Células Procariontes
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes dos eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados às histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e, sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:
- Bactérias
- Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
- PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas
Células incompletas
As bactérias dos grupos das rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da
...