A Determinação da Concentração Micelar Crítica
Por: Anagomes145 • 30/3/2025 • Abstract • 417 Palavras (2 Páginas) • 11 Visualizações
Determinação da Concentração Micelar Crítica (CMC) De um Surfactante
Os surfactantes podem ser classificados como hidrofóbicos ou hidrofílicos. Podem ser encontradas em variados locais, nomeadamente em produtos de higiene pessoal até produtos de alimentação, e também está incluído os produtos da ciência farmacêutica.
Esta atividade laboratorial tem como objetivo determinar a concentração micelar de um surfactante, sendo que este objetivo foi obtido com algum sucesso, isto é, ao realizarmos esta experiência foi-nos dada a capacidade em que ajudou a compreender melhor o efeito das micelas num contexto real.
No estado líquido da matéria, as moléculas encontram-se muito próximas umas das outras, o que aumenta as interações moleculares presentes no meio. As moléculas situadas na superfície do líquido, ou seja, aquelas em contacto com outra fase, experimentam diferentes forças atuando sobre elas. Esta diferença de forças gera uma tensão nas moléculas da interface do líquido, conhecida como tensão superficial. Esta tensão atrai as moléculas na superfície, fazendo-as agrupar-se numa geometria que minimiza esta força extra. Assim, a tensão superficial é reduzida quando se alcança a menor relação área por volume. A forma geométrica que apresenta esta menor relação é a esfera, portanto, todas as gotas de líquido tendem a adotar uma forma esférica. (Caroline, 2022)
Os surfactantes são compostos que possuem uma estrutura molecular com segmentos que têm afinidade pela água (hidrofílicos) e outros segmentos que não têm afinidade pela água (hidrofóbicos). Estas substâncias são empregadas numa variedade de campos, desde a limpeza doméstica e produtos de higiene pessoal até aplicações industriais na limpeza, alimentação, têxteis, processamento de plásticos, na indústria petrolífera, agrícola, e também nas ciências farmacêuticas. (Tadros, 2006)
Muitos surfactantes desempenham o papel de agentes solubilizantes, sendo empregues para melhorar a solubilidade de medicamentos com baixa solubilidade em ambientes aquosos. Esses surfactantes têm a capacidade de se autoagrupar conforme sua concentração em uma solução, onde as caudas hidrofóbicas se organizam formando o núcleo, enquanto as cabeças hidrofílicas ficam expostas fora do meio aquoso. (Khan, et al., 2024)
A concentração micelar crítica (CMC) representa o menor teor de surfactante numa solução aquosa a partir do qual as moléculas anfifílicas começam a formar micelas simples. Do ponto de vista técnico, a CMC é o parâmetro fundamental para caracterizar surfactantes, sendo um indicador crítico tanto da estabilidade das micelas quanto da capacidade de formação das mesmas. (Khan, et al., 2024)
O objetivo deste trabalho é determinar a concentração micelar crítica do docedil sulfato de sódio (SDS). Também pretende-se avaliar a viabilidade na utilização de smartphones nesta experiência em relação a outros métodos mais caros.
...