A Determinação de Carboidratos
Por: Tainá Tavares • 10/11/2017 • Relatório de pesquisa • 603 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Bioquímica
Curso: Farmácia
Turma: 4º Período
Data: 22/09/2017
Determinação de Carboidratos
Grupo: Mariana Andrade, Nathaly Hubner, Nhauana Emerick, Sabrina Araújo e Tainá Tavares.
Profª: Fernanda Rodrigues Nascimento
Manhuaçu
Setembro/2017
Introdução
Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes. Eles podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que liberam esses compostos quando sofrem o processo de hidrólise (quebra de uma molécula por água).
Os carboidratos são as biomoléculas mais predominantes no planeta e exercem as mais variadas funções. Dentre elas, destacam-se seu papel energético, sua atuação na composição dos ácidos nucleicos, das paredes celulares e da carapaça dos insetos e a participação em processos de interação célula-célula.
Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a seguinte fórmula geral: (CH2O)n. Graças a essa fórmula, também são denominados de hidratos de carbono. Vale destacar que alguns carboidratos fogem da fórmula geral e apresentam nitrogênio, fósforo ou enxofre em sua composição.
Materiais e Métodos
- Tubos de ensaio
- Sulfato de Cobre
- Citrato de Sódio
- Água destilada
- Carbonato de Sódio
- Reativo de Benedict
- Urina
- Glicose concentrada
- Glicose em baixa concentração
Técnica de dosagem de glicose plasmática
A glicose oxidase (GOD) catalisa a oxidação da glicose para ácido glicônico e peróxido de hidrogenio. Através de uma reação oxidativa de acoplamento catalisada pela peroxidase (POD), o peróxido de hidrogenio formado reage com 4-aminoantipirina e fenol, formando um complexo de cor vermelha (quinoneimina), cuja absorbância medida em 500 nm, é diretamente proporcional à concentração de glicose na amostra.
[pic 2]
Reativo de Benedict
É um reativo utilizado na pesquisa de substâncias redutoras, principalmente a glicose na urina de pacientes com suspeita de diabetes. Ele é preparado com uma base fraca (carbonato de sódio) que ao reagir com o sulfato cúprico produz um precipitado turvo de carbonato de cobre. Esse carbonato de cobre é estabilizado pelo citrato de sódio empregado no reativo, dissolvendo assim o precipitado turvo e mantendo a solução límpida. Esta solução límpida contem íons cúpricos que então serão reduzidos pelo carboidrato (substâncias redutoras) a íons cuprosos, na forma de óxido cuproso (CuO2) de cor vermelha.
...