A Extração e Caracterização do Amido
Por: Huliany Caetano • 30/5/2015 • Relatório de pesquisa • 528 Palavras (3 Páginas) • 1.149 Visualizações
Introdução
O amido (amido extraído da parte subterrânea da planta) é a maior reserva de energia em todas as plantas, sendo abundante em sementes, raízes e tubérculos (MOURA, 2008 apud FENIMAN, 2004).
O amido encontra-se amplamente distribuído em diversas espécies vegetais como um carboidrato de reserva, sendo abundante em grãos de cereais, leguminosas, tubérculos e frutas imaturas ou verdes. Ele é também a fonte mais importante de carboidratos na alimentação humana, representando 80% a 90% de todos os polissacarídeos da dieta (DENARDIN, et al., 2009 apud LAJOLO & MENEZES, 2006; DENARDIN, et al., 2009 apud WHO/FAO, 1998).
O amido é composto por dois tipos de polímeros de glicose: a amilose e a amilopectina. A diferença principal entre estes é a ramificação da cadeia. Ambos possuem cadeias nas quais as unidades de glicose se unem mediante ligações (α1→ 4). Por sua vez, a amilopectina apresenta pontos de ramificação com ligações glicosídicas (α1→ 6). Tais ramificações são encontradas de 24 a 30 unidades de glicose na cadeia principal. (JUNIOR, 2008).
Parte Experimental
Foram utilizados:
Batata
Liquidificador
Filtro
Béquer
Água destilada
Lugol
Pipetas
Tubos
Bico de Bunsen
Tripé
Pinça de Madeira
Método:
Foi triturado uma batata descascada em um liquidificador com água destilada. Filtrou-se a solução, separando os sedimentos restantes da batata. Esperou-se o amido depositar no fundo do béquer e foi descartado o sobrenadante, ao restante do amido foi adicionado 200 ml de água.
1 - Em um tubo foi-se adicionado 2 ml da solução de amido e 2 gotas de lugol e agitou-se o tubo.
2- Levou o tubo contendo a reação em banho-maria até o período de tempo que a solução perde coloração.
3 - Após perder a coloração, resfriou-se a solução em água corrente.
Discussão
Parte Experimental – 1:
Ao ser adicionado 2 gotas de lugol a 2 ml de solução de amido a reação assumiu coloração azul intensa. Isto ocorre pois o Iodo é aprisionado dentro das hélices da amilose.
Parte Experimental – 2:
Reação perde coloração após algum tempo no banho-maria. Isto ocorre pois a cadeia se estende e o Iodo se desprende das hélices da amilose ou do arranjo da amilopectina, perdendo assim a cor.
Parte Experimental – 3:
Após a solução ser resfriada regressa a coloração inicial de azul intenso. Isto ocorre pois a cadeia retorna para sua formação original junto ao Iodo.
...