A QUIMICA BASICA
Por: Pedro Henrique Paes • 19/10/2017 • Abstract • 320 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
A vida ás margens do Nilo
Por se localizar numa região desértica no nordeste da África, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas do rio Nilo e aos seus períodos de cheia, durante os quais o solo das margens é fertilizado, tornando possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar enormes populações como o Egito, e é dessa agricultura que vou me aprofundar.
Embora não chova na planície do Nilo as chuvas que caem na nascente do rio aumentam o volume de suas aguas que se esparramam ao longo das margens depositando sedimentos que tornam o solo do deserto muito fértil.
Foi graças a fertilidade do Nilo, que a sociedade egípcia pode se desenvolver numa das regiões mais áridas do mundo, daí vem a frase de Heródoto, “O Egito é uma dadiva do Nilo”.
Na época das cheias a população orava e festejava a inundação dos campos ás margens do Nilo em setembro, assim que as aguas baixavam, os camponeses aproveitavam o húmus (a lama fértil que o Nilo deixava em suas margens) pra arar e semear os grãos, em março tinha início a colheita que devia terminar antes do auge do verão em junho.
Para aproveitar ao máximo as cheias do Nilo os egípcios desenvolveram várias técnicas como os:
canais de irrigação:
[pic 1]
Reservatórios de água:
[pic 2]
Diques:
[pic 3]
Shaduf:
[pic 4]
...