Casos Clínicos
Por: kellylimma_ • 25/5/2018 • Trabalho acadêmico • 319 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Página 1 de 2
CASOS CLÍNICOS
- 18 anos, seis ciclos de HD-MTX para osteossarcoma.
- Queixa: icterícia, urina escura e fezes claras.
- Tratamento: hidratação e glucarpidase.
- MTX indicado para tumores sólidos é citotóxico (causa destruição celular) inibindo a multiplicação das células e o crescimento das neoplasias. Pode causar hipatoxidade, fibrose hepática e cirrose com uso prolongado, também pode ocasionar derrame pleural e pneumonia intersticial, diarréia, estomatite ulcerativa, enterite. Possui meia vida prolongada e toxicidade inesperada.
- Glucarpidase – medicamento para insuficiência renal reverte dano de MTX.
- Leucovocina – para eliminar MTX.
- Para avaliação da icterícia descrita poderiam ser solicitadas as dosagens de bilirrubina total e frações, vistos que a cor amarelada apresentada pelo paciente é provocada pela deposição do pigmento biliar indicando um comprometimento hepático. Um parcial de urina pode ser realizado para avaliação de excreção de proteínas, hemácias, leucócitos, átomos, erobilinogênio e bilirrubina – esta ultima podendo ser comparada com a dosagem sérica; a urina estar escura é por conta da função renal prejudicada, para uma avaliação renal mais completa pode-se solicitar urina de 24h, onde avaliaria o volume de excreção e creatinina urinaria. As fezes claras podem ser devido à toxicidade do HD-MTX também, o medicamento pode ocasionar estomatite ulcerativa, diarréia e enterite, essa condição pode levar a quadro anêmico por isso um hemograma poderia ser feito para avaliar.
- Como a leucovacina e a hidratação não ajudaram a diminuir a toxicidade de HD-MTX, continuar com hidratação do corpo e alcalinização da urina, podendo até uma hemodiálise ou uma diálise peritoneal serem feitas. Servindo para tratar a insuficiência renal, ajuda desenvolvida pelo jovem.
- Para avaliar a função renal, e se a diálise deu certa poderiam ser dosados creatinina e uréia que são marcadores, renais efetivos podem ser dosados pelo sangue e pela urina de 24h correlacionado as duas dosagens. Podem ser dosados no soro potássio, sódio, cálcio e fósforo – metabolitos importantes também em circulação.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com