Compostagem Orgânica
Por: Dáàniiel Coelho • 30/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 396 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Compostagem Orgânica
Em tempos passados até mesmo sem se darem conta, as pessoas desenvolviam em suas próprias hortas, nos quintais de casa compostos orgânicos para uso no solo, assim melhoravam e muito o desenvolvimento de suas plantas.Com o passar do tempo, estes fertilizantes naturais foram gradativamente substituídos por adubos químicos, os quais muitas vezes podem gerar danos ao meio ambiente e especialmente à nós seres humanos, que consumimos diariamente os alimentos ora “enriquecidos” com estes fertilizantes químicos.
O que é composto Orgânico? Do que é feito?
O composto orgânico é desenvolvido a partir de uma mistura de diversas fontes naturais, tais como restos vegetais oriundos tanto das lavouras quanto de cozinhas, conta-se também com estercos de animais, aparas de capim, serragem, entre outros.
O processo de compostagem se dá basicamente pela ação dos micro-organismos sobre a mistura de todos esses materiais que são colocados para decompor, passando por processos bioquímicos. Esses micro-organismos utilizam esse material como fonte de energia e absorvem minerais e carbono o qual aumenta a sua temperatura que fica entre 50º C e 70º C. Esse processo dura em torno de 90 dias, o qual nesse período ocorre a degradação do material em presença de oxigênio e o produto é gás carbônico, água, calor e material orgânico utilizável pelas plantas. O material deve ser constantemente revolvido para aumentar a entrada de ar e sua umidade deve ser correta, no caso de clima quente a ação microbiana aumenta e o processo poderá ser mais acelerado.
O composto orgânico pode ser feito tanto em propriedades rurais, que se dá em forma de grandes leiras e até mesmo em casa utilizando latas, caixas sem fundo direto no chão, ou em vasilhas específicas.
Os resíduos devem ser colocados de forma alternada, forra-se o chão com capim, depois coloca-se uma camada de serragem, uma de esterco em seguida uma de material orgânico, outra de esterco e por fim cobre-se com capim; As próximas camadas serão dispostas dessa forma.
A recomendação da EMBRAPA é que seja utilizado 75% de restos vegetais para 25% de esterco animal.
Seguindo corretamente os passos do processo de compostagem e mantendo a devida atenção por todo o período necessário, se obterá um adubo de qualidade, livre de produtos químicos, preservando o meio ambiente, a saúde, e contribuindo para um planeta sustentável.
...