MODELO DA INTRODUÇÃO SAPONIFICAÇÃO
Por: santos.fs • 26/2/2016 • Relatório de pesquisa • 888 Palavras (4 Páginas) • 3.274 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Os lipídios mais abundantes na natureza são os triacilglicerídeos(também denominados triacilglicerol), constituído por três moléculas de ácido graxos esterificadas a uma molécula de glicerol. Por esse motivo, os óleos e as gorduras são ésteres de glicerol e de longas cadeias carbônicas que atuam como reagentes nas chamadas reações de hidrolise em um meio ácido ou básico. A hidrólise de um éster em meio ácido produz álcool e os ácidos graxos.
A hidrólise de um meio alcalino de ésteres é chamada de reação de saponificação, tendo como produtos finais um sal orgânico e um álcool. As bases mais utilizadas nas reações de saponificação são o hidróxido de sódio (NaOH), que produz um sabão mais consistente, ou o hidróxido de potássio (KaOH), que dá origem a um sabão mais mole, conhecidos como sabões potássicos. A extremidade carboxílica de um ânion do sabão, assim como íon estearato é altamente polar e por isso tende a se dissolver em água, sendo chamada de hidrofílica. A cadeia longa, hidrocarbônica, não polar, do íon é solúvel em óleo e é chamada hidrofóbica. Esta estrutura permite que os ânions de sabão dispensem pequenos glóbulos de óleo em água. A própria cadeia hidrocarbônica dos ânions de sabão penetra os glóbulos oleosos deixando as extremidades carboxílicas nas superfícies dos glóbulos. Isto evita que os glóbulos unem-se uns aos outros e deixe o emucionado.
Outro produto de reação de saponificação é o glicerol, um composto orgânico que faz parte do grupo do álcool. Devido a isso, as indústrias de sabão produzem também a glicerina, forma comercial do glicerol com 95% de pureza. Essa substância tem propriedades umectantes, ou seja, é capaz de manter a umidade, sendo, por isso, aplicada á produção de cremes e loções de pele, sabonetes e produtos alimentícios.
Devido á sua ação detergente, os sabões auxiliam muito os processos de limpeza, especialmente na eliminação de gorduras.
OBJETIVOS:
- Observar a quebra do triacilglicerol , onde foi formado o álcool e sais de ácidos graxos.
- Conhecer como funciona a reação de produtos do sabão a parti dos óleos e gorduras
- Observar a hidrólise alcalina, através do processo de saponificação e entender sua importância na fabricação do sabão
CONCLUSÃO:
Observamos que o processo inverso a hidrólise de triacilglicerídios origina uma mistura de ácidos graxos. Uma maneira de conseguir “quebra” da molécula do triacilglicerídio em seus ácidos graxos através do tratamento de soluções alcalinas concentradas aquente. Essa reação tem com resultado a liberação de glicerol e formação de sais de ácidos graxos, originados pela incorporação do sódio á molécula de ácido graxo, formando assim o sabão.
MATERIAIS:
- 100 ml de água destilada
- 250 ml e óleo de cozinha
- 25 ml de ácido acético
- 30 gramas de hidróxido de sódio a 30%
- Corante azul de metileno 0,5%
- Bastão de vidro
- Proveta
- Tela de amianto, Tripé de ferro
- Balança analítica
- Becker
- Vidro de relógio
- Espátula
METODOLOGIA:
No primeiro passo pesamos 30 gramas de Hidróxido de sódio na balança analítica, em seguida colocamos esse Becker com hidróxido de sódio em cima da tela de amianto, diluímos o hidróxido de sódio em 100 ml de água destilada, com auxilio de um bastão de vidro ajudou na dissolução, ocorrendo assim uma reação denominada de reação exotérmica, esta consiste em energia que é transferida de um meio exterior, assim aquecendo o ambiente.
...