NOÇÕES GERAIS SOBRE INTOXICAÇÃO EXÓGENA
Por: naireis • 8/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 333 Visualizações
INTOXICADA – Agentes mais frequentes no serviço: Antidepressivo tricíclico (ADT), carbamato e cocaína
NOÇÕES GERAIS SOBRE INTOXICAÇÃO EXÓGENA
* O mais importante no atendimento inicial do paciente intoxicado é a estabilização e tratamento das alterações que trazem risco iminente de morte, tais como: instabilidade hemodinâmica, arritmias, obstrução de vias aéreas, insuficiência respiratória, convulsões, hipoglicemia.
* No atendimento pré-hospitalar a estabilização do paciente antes do transporte é imprescindível para um prognóstico favorável. A abordagem da família e observação da cena ajudam a estimar o intervalo de tempo decorrido, contexto, quantidade e o tipo de substância utilizada.
* A identificação da substância, quantidade ingerida e tempo decorrido ajudam a estimar a gravidade e a definir se há benefícios em realizar a lavagem gástrica.
* Lavagem gástrica tem benefício se realizada nas primeiras duas horas após a ingestão de substâncias com toxicidade sistêmica elevada.
* Deve ser realizada quando a toxicidade da substância compensa os riscos do procedimento. (Ex: Antidepressivos tricíclicos, anticolinesterásicos, paracetamol, anticonvulsivantes).
* Como fazer? Sonda 18 a 24 em decúbito lateral esquerdo, conferir a posição da sonda, não usar mais que 200 a 250 ml de soro fisiológico de cada vez, e lavar até o líquido sair transparente, não tem quantidade máxima.
* A sondagem gástrica não diminui o risco de aspiração de conteúdo gástrico, pelo contrário, pode ser a sua causa em pacientes comatosos, por isso paciente que se encontra com nível de consciência ≤ 8 está indicada a intubação
* Contra-indicações à lavagem gástrica:
* Ácidos e bases fortes;
* Varizes de esôfago;
* Cirurgia recente de TGI;
* Corrosivos: risco/benefício;
* Hidrocarbonetos: risco/benefício;
* Fraturas complexas da face/crânio;
* ECG≤8, sem proteção de vias aéreas.
* Os antídotos em toxicologia são poucos e não são imprescindíveis na abordagem inicial, salvo algumas exceções que mudam o prognóstico se realizados precocemente. Exemplos de antídotos importantes no atendimento inicial: atropina para anticolinesterásicos, bicarbonato de sódio para ADT, Naloxona para opióides.
* Uso de Flumazenil em intoxicação por Benzodiazepínicos está proscrito na urgência. Tem como efeitos colaterais arritmias cardíacas e convulsões, riscos que superam o benefício do seu uso devido a baixa gravidade da intoxicação por BZD.
* Em pacientes encontrados com alteração de nível de consciência e suspeita de intoxicação, sempre investigar os diagnósticos diferenciais; tais como trauma, eventos neurológicos agudos, hipoglicemia, cetoacidose diabética, doenças psiquiátricas.
ANTIDEPRESSIVO TRICÍCLICO
* Porque o conhecimento dessa intoxicação é tão importante? MORBIMORTALIDADE ELEVADA - Maior causa de óbitos relacionados a tentativas de auto-extermínio
* Manifestações cardiovasculares graves; mas reversíveis se tratadas adequadamente e precocemente.
* Ingestão de pequena quantidade (a partir de 12 comprimidos) já pode levar a quadros graves
Manifestações Clínicas
* Inicialmente paciente pode apresentar quadro de agitação, delírio, midríase e taquicardia;
* Evolui nas primeiras 2-4 horas com quadro de rebaixamento do SNC;
* Convulsões podem estar presentes e são sinal de mau prognóstico;
* Manifestações cardiovasculares: hipotensão e choque refratário ao uso de aminas, alargamento de QRS, arritmias cardíacas (Primeiras 2-4 horas).
Como abordar?
* ABCDE – atenção ao Glasgow e aparelho cardiovascular;
* Glicemia capilar;
* ECG o mais precoce possível;
* TOT se Glasgow <=8;
* Descontaminação (lavagem gástrica);
* Choque refratário, alargamento de QRS e arritmias cardíacas = BICARBONATO DE SÓDIO
* 1-2 mEq/Kg em 30 minutos
* Após o bolus iniciar NaHCO3 em BIC a 20ml/h e aumentar ou diminuir pautado no pH sérico (entre 7,50-7,55)
COCAÍNA
Manifestações Clínicas
* Sinas e sintomas: Euforia, sensação de poder, ausência de medo, ansiedade, agressividade, excitação física, mental e sexual, anorexia, insônias, delírios.
* Taquicardia, hipertensão arterial, vasoconstrição, tremores, midríase, hiperglicemia, sudorese, sialorréia.
* Efeitos Cardiovasculares: Arritmias cardíacas, IAM (25% dos IAM em jovens de 18-45 anos), Hipertrofia concêntrica de VE - Insuficiência cardíaca, Endocardite – Válvula tricúspide, Dissecção aórtica
* Manifestações Cardiopulmonares: 56% (dor torácica em aperto), Dispnéia (60%), Sudorese (40%, Ansiedade, Palpitações, Nauseas
INFARTO
...