O estudo das propriedades bioquímicas dos aminoácidos
Relatório de pesquisa: O estudo das propriedades bioquímicas dos aminoácidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kerolyn • 2/12/2014 • Relatório de pesquisa • 429 Palavras (2 Páginas) • 576 Visualizações
Pratica 1 – Estudo das propriedades bioquímicas dos aminoácidos
1. Introdução
Aminoácidos são as estruturas que constituem as proteínas. Sua composição geral inclui um grupo amina e um grupo carboxila ambos ligados ao carbono α, também ligado a um hidrogênio e a um grupo de cadeia lateral (R).
Os aminoácidos podem agir como ácidos ou bases. Para estudar esse comportamento realizam-se titulações desses compostos na forma de solução aquosa. A titulação é um experimento no qual quantias medidas de base são adicionadas a uma quantia medida de acido, o processo é acompanhado com um pHmêtro.
No caso dos aminoácidos a titulação indica a reação de cada grupo funcional com o íon hidrogênio. Na glicina os grupos tituláveis são a carboxila e a amina.
Em pH muito baixo a Glicina tem seu grupo carboxila protonado (sem carga) e um grupo amina carregado positivamente. Assim sua carga liquida é de 1+:
Adicionando a base o grupo carboxila perde seus prótons para se tornar um grupo carboxilato com carga negativa, o pH aumenta, e a glicina não tem carga liquida.
A medida que mais base é acrescentada e o pH aumenta , o grupo amina protonado perde seus prótons, e a glicina passa a ter carga negativa de – 1.
Além disso, os grupos ionizáveis dos aminoácidos também possuem função tamponante, isto é, eles resistem a mudanças de pH na adição de pequenas quantidades de ácido ou base.
2. Objetivos
De forma geral esse experimento tem a intenção de demostrar de forma pratica o comportamento acidobásico dos aminoácidos, permitindo chegar a resultados específicos como:
Construção do gráfico pH x ml de NaOH
Calculo do ponto isoelétrico da Glicina
Valores de pK1 e pK2
Identificar e indicar no gráfico as regiões de pH onde os grupos ionizáveis atuam como tampão
Além disso, há um questionário que deverá ser respondido a partir dos resultados obtidos durante o experimento.
3. Materiais
Glicina 0,1 M
HCl 0,1 M
NaOH 0,1 M
Fenolftaleína
Pipeta
Béquer 100 ml
Phmêtro
Agitador magnético
Papel milímetrado
Bureta
4. Metodologia
Com o auxilio da pipeta transferimos 10 ml da solução de Glicina para um béquer de 100ml. Em seguida novamente com a pipeta inserimos 10 ml de HCl no béquer e 3 gotas de fenolftaleína (indicador).
Levamos a mistura até os pHmêtros para
...