Ph para o bom funcionamento do organismo
Por: kelrenfs • 6/4/2019 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Faculdade Claretiano
Bioquímica e farmacologia
RA: 8081360
Nome: Kelren Ferreira Severo
Polo: PELOTAS
Turma: DGEFB1901PETA4S
Curso: Educação Física (Bacharelado).
O que é PH?
pH significa Potencial Hidrogeniônico e indica a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de um meio qualquer.
O índice do pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância e isso também acontece com o nosso corpo, cujo pH varia de acordo com a concentração de ácidos, metais, sais, etc.
Qual a importância do PH para o bom funcionamento do organismo?
As soluções presentes no nosso organismo, são ácidas ou alcalinas. Para manter a saúde do corpo humano é extremamente importante equilibrar o seu pH, ou seja, manter o equilíbrio entre a sua acidez e sua alcalinidade.
Os diversos alimentos que ingerimos têm efeito sobre o organismo, após a digestão.
Quando o nível de acidez é elevado (acidose) nos tecidos do corpo essa é uma das causas fundamentais do aparecimento de várias doenças, ficando o organismo mais propenso a sofrer problemas crônicos.
A acidose destrói os ossos, pois o corpo tem que roubar alcalinizantes minerais a partir deles, para manter o pH do sangue.
se este equilíbrio (ácido e alcalino) ficar desbalanceado, o metabolismo celular sofre, levando a vários tipos de doenças como a fadiga.
Escala de PH
As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e são alcalinas (ou básicas), quando o índice está entre 7 e 14.
Os PHs presentes no organismo:
Um ácido é uma molécula ou íon (um íon é um átomo que carrega uma carga elétrica positiva ou negativa) que podem contribuir com um íon de hidrogênio a uma solução. Uma substância alcalinizante é aquele que contém uma molécula ou íon que se combina com íons de hidrogênio para neutralizar os ácidos e age como um amortecedor. Os phs encontrados em nosso organismo pode ser acido neutro e alcalino, variando de acordo com a região onde se encontra.
O pH no interior do estômago é aproximadamente 1,5 a 2, graças à presença do ácido clorídrico. Para manter o bom funcionamento devemos evitar alimentos cujos pHs são baixos (refrigerante, café, etc.), preferindo sempre consumir alimentos alcalinos como vegetais, frutas com pouco açúcar, etc.
O pH do sangue, deve ser 7,4. Abaixo desse valor, a acidez do sangue torna-se um meio propício para os mais variados fungos, bactérias e vírus. Quando o pH se altera, o sangue reage e como consequência, rouba os nutrientes necessários para o correto funcionamento dos órgãos vitais.
Sites Pesquisados:
http://www.ncbauru.com.br/projetos/nutridicas/a-influencia-do-ph-do-corpo-na-saude-fisica-mental-e-emocional. Acesso em 06 de abril de 2019.
https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/3267-ph-corpo-basico-acido-neutro. Acesso em 06 de abril de 2019.
...