RELATORIO ESTAGIO SUPERVISIONADO
Por: Alexsander Albuquerque • 14/6/2021 • Relatório de pesquisa • 1.055 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
FACULDADE MULTIVIX
Curso de Graduação em Biomedicina
ALEXSANDER ALBUQUERQUE PACIFICO
HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO COMO POSSÍVEL FERRAMENTA IN SITU PARA FLACIDEZ TISSULAR FRENTE A EXPRESSÃO DO POLIFORMISMO DOS GENES COL1A1 E COL1A2.
Vitória/ES
2021
ALEXSANDER ALBUQUERQUE PACIFICO
HIDROXIAPATITA DE CÁLCIO COMO POSSÍVEL FERRAMENTA IN SITU PARA FLACIDEZ TISSULAR FRENTE A EXPRESSÃO DO POLIFORMISMO DOS GENES COL1A1 E COL1A2.
Revisão de literatura apresentada em cumprimento às exigências de avaliação da disciplina de Metodologia científica aplicada à Biomedicina do Curso de Graduação em Biomedicina da Faculdade Multivix, sob orientação da Prof. Pedro Sousa de Almeida Junior.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PROBLEMA CIENTÍFICO 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. JUSTIFICATIVA 7
5. MATERIAIS E MÉTODOS 8
6. CRONOGRAMA 9
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
A beleza sempre foi importante para a humanidade e objeto de desejo pela sociedade, associado a status, vitalidade e juventude. Atualmente há uma supervalorização da aparência física, determinando os padrões aceitos de estética, tendo domínio do bem-estar e autoestima do ser humano (NAINE, 2014). Existe uma conexão entre beleza e bondade, as pessoas respondem positivamente a pessoas atraentes e negativamente a ditos não atraentes. Com apelo do valor da face é por ser principal fonte de expressão emocional, interações sociais e interpessoal (CAMPOS, 2021). A percepção de beleza é multifatorial como base genética, ambiental, o não enquadramento resulta em comportamentos fóbicos, depressivos e psicóticos (BEHAR, 2016). Além disso, a biomedicina estética tem a possibilidade de resgatar não só o olhar estético, mas também funcional com determinados estímulos.
A osteogênese imperfeita (OI) doença de Ekman-Lobstein é uma doença hereditária rara, autossômica dominantes, do tecido conjuntivo cuja uma das características é alterações na síntese de colágeno do tipo I na cadeia alfa COL1A1e COL1A2, refletindo diretamente a flacidez tissular. Dentre suas manifestações clínicas transitam entre leve a grave/letal, classificados em IV tipos (BRASIL, 2013). Os fatores desta doença estão o estresse intracelular, mineralização do tecido, redução da produção e interação de colágeno para com outras proteínas e estrutura matriz envolvida ( FORLINO, et. al. 2011).
A hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é um biomaterial estimulador de colágeno com mecanismo de ação a estimulação de neocolagênese por resposta inflamatória subclínica localizada no indivíduo, ocorrendo nas quatro primeiras semanas e contínua por, ao menos, 12 meses ( LOGHEM, YUTSKOVSKAYA, WERSCHELER; 2015). Nos últimos anos, vem sendo usado hiperdiluído como um agente bioestimulante em tecidos moles, para melhorar a qualidade e a firmeza da pele ao invés de restauração de volumes e contornos perdidos, uma vez que o perfil de segurança está bem estabelecido( ALMEIDA, et.al, 2019).
2. PROBLEMA CIENTÍFICO
A cada dia a estética e tudo que é visual exercem força social. Maus cuidados, flacidez e hipercromias remetem a posições inferiores e de menor aceitação. Consequentemente, quem não se enquadra nessas validações, ocasiona avaria da sua autoestima. Com isso, a osteogênese imperfeita, uma mutação genética dos genes COL1A1 e COL1A2, importantes em todos sistemas de sustentação e estrutural do indivíduo, pode suscitar este dano emocional.
A visibilidade da doença é paliativa e de caráter de melhora qualidade de vida. Entretanto, maioria dos estudos debruçam sobre questão muscular e ósseo, deixando a pele a margem. O proposto trabalho visa emergir sob a ótica sobre os danos tegumentares, em específico a flacidez tissular. Com a sugestão do uso da hidroxiapatita de cálcio injetável como possível instrumento de melhora da qualidade pontual da derme que foi induzida a produção de colágeno.
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Avaliação da hidroxiapatita de cálcio como possível ferramenta in situ para flacidez tissular frente a expressão do polimorfismo dos genes COL1A1 e COL1A2.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conceituar Hidroxiapatita de cálcio e o uso hiperdiluída.
Descrever a aplicabilidade da CaHA e seu mecanismo de ação. Descrever os genes do colágeno Tipo I
Descrever manifestações morfofisiológicas e funcionais do polimorfismo dos genes COL1A1 e COL1A2
4. JUSTIFICATIVA
Os trabalhos oriundos da pesquisa científica sobre Osteogênese Imperfeita (OI) mostram inúmeras terapias voltadas para fisioterapia, habilitação, principalmente pelas limitações no que tange tecido ósseo e muscular. Entretanto a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por essa condição circunda também a autoestima e, consequentemente, ao estético visual.
Como está mutação genética nos precursores do colágeno tipo I (COL1A1 e COL1A2) interfere em todo tecido conjuntivo, neste presente
...