A Contração Muscular
Por: Milena Braga • 23/9/2019 • Dissertação • 425 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Contração muscular
Cada fibra muscular esquelética se comporta como uma só unidade e contém miofibrila que são unidades repetidas denominadas sarcômeros. Cada sarcômero é formado por filamentos de proteínas contráteis miosina (Filamento grosso, formado por duas cadeias pesadas – cauda e quatro cadeias leves – duas cabeças) e actina (filamentos finos inserida nos discos Z), tais proteínas são responsáveis pela contração muscular. Destaca-se também a proteína titina que possui como função manter os filamentos actina e miosina em seus lugares.
Os filamentos de actina também são compostos por tropomiosina (proteína filamentosa que cobre cada fenda do filamento de actina, em repouso sua função é bloquear os sítios de ligação com a actina e miosina) e troponina (complexo de três proteínas globulares localizado nos filamentos de tropomiosina).
Para que ocorra a contração muscular é necessário a disponibilidade de ions cálcio e o relaxamento muscular é dependente a ausências desses ions. O fluxo de ions é controlado pelo reticulo sarcoplasmático.
Quando o musculo recebe um estimulo do neurônio motor inicia-se o potencial de ação, que despolarizam o reticulo sarcoplasmático fazendo com que os canais de liberação de cálcio se abram, com a abertura desses canais o cálcio liga-se a troponina, essa ligação faz com que a tropomiosina que impendia o contato da miosina com a actina se afaste expondo os sítios ligação da miosina e actina. Dessa forma a cabeça da miosina liga-se a actina formando as pontes cruzadas dando inicio a liberação de energia (ADP).
O ADP liga-se atrás da cabeça da miosina que tem sua conformação alterada fazendo com que os filamentos se deslizem um sobre os outros. ADP é substituído pelo ATP que se liga a miosina fazendo com que ela libere a actina. Em seguida o ATP é hidrolisado e a cabeça da miosina retorna a sua conformação estendida.
Se o cálcio retornar ao reticulo sarcoplasmático ocorre o relaxamento muscular, se o cálcio permanecer disponível o ciclo se repete e contração muscular continua.
Sarcômero
Unidade contrátil básica limitada pela linha Z, cada sarcômero possui uma banda A (contém todos filamentos de miosina – porção do meio), zona H (região onde os filamentos de actina e miosina não se sobrepõe no musculo relaxado) e banda M (listra escura dentro da zona H – local onde esta localizada a titina)
Tipos de contração muscular
Contração isotônica: A força de contração muscular é superior a carga (as fibras musculares se encurtam ou se alongam)
Contração isométrica: Carga é maior que a força de contração muscular (não há movimento da articulação, mas há tensão na fibra muscular)
...