TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença de Bacharelado x Licenciatura em educação física

Por:   •  30/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.213 Palavras (9 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO E A LICENCIATURA: SUAS RELATIVAS DIFERENÇAS

Macapá
2017


PEREIRA, Andréa dos Santos1

RAMOS, Adrielle Andressa Souza2

NASCIMENTO, Lucas Gomes3

SOUZA, Maelson Souza de4

MATOS, Otoniel Barbosa de5

ROCHA, Rafaela de Oliveira da6

DIAS, Tissiany Caroline Brito7

BACHARELADO E A LICENCIATURA: SUAS RELATIVAS DIFERENÇAS

[pic 2]

Macapá

2017

Sumário

  1. INTRODUÇÃO 4
  2. HISTÓRIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL 5
  3. A DIFERENÇA ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE ATUAÇÃO 6
  4. ANÁLISE DE CAMPO DO CURSO E DE UM PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO 7
  5. ESCOLA DA REGIÃO E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA8
  6. CONCLUSÃO 9
  7. REFERÊNCIAS 10

  1. INTRODUÇÃO

Os profissionais formados na área de Educação Física trabalham tanto com atividades físicas competitivas ou não competitivas, pois os mesmos possuem mais de 30 campos de atuação na área, tanto escolar como também a não escola. A Educação Física é dividida em duas áreas de mesmo grau de importância: Bacharelado e Licenciatura, que se diferem em parte dos conhecimentos adquiridos pelo profissional e consequentemente na área de atuação. São áreas consideravelmente distintas, porém, é comum a mescla criada pela sociedade entre elas, pelo fato de gerarem profissionais educadores físicos. Mas este é um grande equívoco, pois se diferenciam em vários pontos.

Entretanto, este presente trabalho foi resultado de uma pesquisa realizada em grupo, que teve como objetivo principal sanar as dúvidas sobre as diferenças sobre o bacharelado e a licenciatura focando diretamente no profissional de educação física, ou seja, as diferenças entre ambas as formações; logo, analisou-se que os locais de atuação dos profissionais com suas respectivos grau de formação. Além disso, podemos dizer a “grosso modo” que o profissional licenciado pode atuar como professor no ensino fundamental e no ensino médio ou realizando pesquisas na área cientifica. E o profissional em bacharelado tem uma atuação bem mais extensa podendo atuar em diversas áreas como nas academias, nas áreas de natação, musculação, etc. As duas modalidades de habilitação de um mesmo curso costumam ter em comum boa parte do currículo. No entanto, há disciplinas específicas para a formação de docentes, como há também para a formação de profissionais para atuação em outras áreas do mercado de trabalho.

  1. HISTÓRIA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

A história dos cursos de Educação Física no Brasil começa na década de 30 com a criação de dois cursos, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro (FIGUEIREDO, 2005). Apesar desses cursos ainda não serem de nível superior, serviram de base para todos os outros que foram criados no país. Apenas em 1969 é que a Educação Física ganha status de nível superior com o advento da resolução CFE nº 69/69 que outorgava o título de Licenciado em Educação Física e instituía um conjunto de disciplinas básicas que deveriam existir em todos os cursos do país, chamado de currículo mínimo (TOJAL, 2005). Essa situação novamente foi alterada no ano de 1987 com a resolução CFE nº 03/1987 que acaba com o currículo mínimo e criava o curso de bacharelado em Educação Física com a justificativa que este iria ser preparado para atuar em todos os campos fora da escola, pois existia um forte argumento de que a formação em licenciatura não dava mais conta de preparar adequadamente um profissional de Educação Física diante das inúmeras áreas de atuação que surgiam (KUNZ, 1998). O Bacharelado foi criado com a justificativa que este iria ser preparado para atuar em todas os campos fora da escola, pois existe um forte argumento de que a formação em Licenciatura não dava mais conta de preparar adequadamente um profissional de Educação Física diante das inúmeras áreas de atuação que surgiram.

Apesar disso, pouco foram os cursos de Educação Física criados como bacharelado. Isso porque as instituições de ensino da época optaram por criar cursos únicos de licenciatura, com uma formação integral, que tinha a prerrogativa legal de atuação nos campos de trabalho tanto dentro quanto fora da escola (NOZAKI, 2004). Essa realidade mudou com o advento das resoluções CNE/CP nº 01 de 2002 que trata das licenciaturas de todas as áreas e a CNE/CES nº 07/2004 que versa sobre os cursos de graduação em Educação Física. Contudo, a partir daí, a formação profissional em Educação Física entra em um dilema, pois a licenciatura também é um curso de graduação, portanto também precisa seguir esta última resolução. Isso acabou causando muita confusão tanto para as instituições de ensino quanto para os estudantes, o que gerou problemas na estruturação dos currículos das licenciaturas e bacharelados organizados pelas Instituições de ensino superior do país, pois não conseguiam criar uma identidade para a área e em última instância, prejudicou a consolidação da imagem deste profissional na sociedade (SILVA, 2009).

  1. A DIFERENÇA ENTRE BACHARELADO E LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSÍVEIS ÁREAS DE ATUAÇÃO

A escolha de um curso de graduação parece ser um dos maiores desafios na vida do estudante. No entanto, a dúvida não fica apenas em qual área formar-se, é preciso escolher ainda onde e como atuar. A maioria dos cursos superiores oferece um leque de opções de atuação dentro da área escolhida. Depois que o estudante opta pela graduação, é hora de escolher a modalidade do curso, se licenciatura, bacharelado ou ainda os dois, nos casos que oferecem essa opção. A licenciatura tem uma área de atuação praticamente definida, enquanto o bacharelado oferece algumas alternativas dentro do mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (207.7 Kb)   docx (104.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com