A Educação Física, Esporte e Inclusão
Por: Johnny2023 • 17/10/2023 • Trabalho acadêmico • 2.388 Palavras (10 Páginas) • 67 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................. | 3 |
1 DESENVOLVIMENTO ............................................................................. | 4 |
1.1 EDUCAÇÃO FÍSICA ............................................................................. | 4 |
1.2 ESPORTE NA INFÂNCIA ..................................................................... | 5 |
2. INCLUSÃO SOCIAL ............................................................................... | 7 |
3. RESOLUÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA ........................................... | 9 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................... | 11 |
REFERÊNCIA ............................................................................................. | 13 |
INTRODUÇÃO
Evidencia-se a relevância desta pesquisa uma vez que ela analisa a importância da educação física para o bem estar, tanto na saúde física, assim como na saúde mental, a importância do esporte na infância, sabendo que estas atividades podem trazer diversos benefícios, assim como evita o desenvolvimento de diversas doenças, como a obesidade por exemplo.
A educação física em termos contemporâneos vem ser de extrema importância quando se refere a questão de desenvolvimento humano. É perceptível como a educação física contribui para inserção de “valores como à ética, o trabalho em equipe, o respeito às normas, o respeito à adversidade, o respeito aos colegas e às diferenças, o implantar e despertar da autoestima”, segundo STEINHILBER (2013).
Diante dessa visão da necessidade da educação física, assim como o inserimento do esporte nas escolas, ou até mesmo em comunidades, iremos analisar o quanto eles se fazem importantes diante da inclusão social, referindo-se a diversos fatores, tanto social econômico, como referente a deficientes físicos a exemplos, e como ao serem inseridos ao esporte vieram transformar suas vidas.
Iremos abordar respostas da situação problema, cuja refere-se as capacidades físicas envolvidas nas habilidades do handebol, descrevendo os testes que podem ser realizados para avaliação dessas capacidades para acompanhamento da evolução dos alunos e ajustes do programa de treinamento.
- DESENVOLVIMENTO
- A EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física é uma área do conhecimento que investe o desenvolvimento da saúde integral nas pessoas, um processo que acontece com o desenvolvimento corporal assim como os cognitivos.
Unileão (2019) “era comum que a Educação Física se limitasse ao ambiente escolar. Apenas na década de 1980 que a disciplina conquistou clubes e academias, promovendo atenção para públicos de todas as idades.”
Nela é possível a criação de espaços de desenvolvimento critico, o respeito as diferenças, assim como a solidariedade, e formas de cooperação, contribuindo para prevenções e reabilitações na saúde física assim como a mental.
A Educação Física tem uma área muito ampla no conhecimento, permitindo a atuação do profissional em diversos campos, assim como ensino e recreação, reabilitação, condicionamento físico, até mesmo no turismo ecológico e a importância em treinamentos de atletas. (UNILEÃO, 2019)
A prática das atividades físicas coletivas é indispensável, está comprovado que essas práticas de exercícios corporais estão ligadas não somente a saúde física, mas diretamente ligada a saúde mental.
O profissional em Educação Física se tornou fundamental na pandemia, por exemplo. O isolamento social mostrou a importância da atividade física para manter o corpo e a mente ativos. Sendo assim, a tendência é que a procura por especialistas na área seja maior. (UNILEÃO, 2019)
Principais atividades voltadas para os exercícios práticos na educação física normalmente são alongamentos, aquecimentos, brincadeiras, atividades em salas, sendo essa não se limitada apenas ao desenvolvimento físico, mas sim o mental. O esporte, esse trabalhando o físico, assim como o mental, e de forma social, podemos citar os jogos que são grandes aliados a educação física. Podemos citar o Vôlei, basquete, futebol e o handebol como alguns bastantes conhecidos.
Existem diversas versões que tentam explicar a origem dos esportes, alguns pesquisadores afirmam manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, sendo que outros somente acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade popular, os guerreiros usavam como diversão, usando cabeça de um dos vencidos de guerras, até evoluir para práticas esportivas. (BRASIL ESCOLA, 2022)
1.2 ESPORTE NA INFÂNCIA
O esporte na infância tem sua suma importância, tornando-se fundamental para um desenvolvimento saudável da criança, e assim como, desenvolvimento na coordenação motora e tanto no âmbito social.
Esta é uma das fases mais importantes da vida, nela que são criadas as primeiras habilidades, com a junção das atividades físicas, e não deixando de focar em uma boa alimentação, estes são de grande importância para que as crianças tenham uma boa saúde e qualidade de vida.
Os benefícios na prática de esporte na infância, começa tanto para redução doo índice de obesidade, diminuição de ansiedade, colaboração para o ensino de qualidade, desenvolvimento de coordenação motora e ajuda a criança a lidar com seus sentimentos. (PIAZITO, 2020)
O sobrepeso pode desenvolver nas crianças vários problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e colesterol elevado, para evitar o aumento desses casos a prática de esportes na infância é uma indicação fundamental.
Em Piazito (2020) “Futebol, vôlei, ballet e natação são algumas das atividades indicadas para que os pequenos tenham a atividade física como hábito diário, até mesmo depois de adultos.” A identificação com algum esporte especifico faz com que a modalidade venha se tornar uma constância na vida.
...