A Ergonomia e Ginástica Laboral
Por: Lucas Silveira • 10/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.407 Palavras (10 Páginas) • 1.127 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Ergonomia e Ginástica Laboral
LUCAS CAMARA DA SILVEIRA
R.A.: 8055844
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – 2018
[pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
PORTFÓLIO SOBRE
Ergonomia e Ginástica Laboral |
Atividade sobre: Ergonomia e Ginástica Laboral, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral
Aluno (a): LUCAS CAMARA DA SILVEIRA
R.A.: 8055844
Professor (a) /Tutor (a) a Distância:
Carmen Aparecida Malagutti de Barros
CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – 2018
Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral | Tarefa: Atividade no portfólio | |
Nome: Lucas Câmara da Silveira | RA: 8055844 | Turma: DGEFB1801CGZA4S |
Parecer do Tutor: |
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.
2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
3) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.
4) A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, descreva o que é recomendado nas tarefas relacionado a:
a) Visão.
b) Espaço para pernas.
c) Assento.
d) Posturas de trabalho e movimento.
1 OS DOMÍNIOS DA ERGONOMIA
Os 3 domínios da ergonomia são: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional. Descreveremos e exemplificaremos esses domínios no dia a dia de um professor de academia.
1.1 ERGONOMIA FÍSICA
Lida com as respostas do corpo humano (anatomia humana), à carga física e psicológica. Nesse domínio se inclui a manipulação de materiais e pesos (anilhas, barras, caneleiras), arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, força e postura estática, relacionada com lesões musculoesqueléticas. Nesse domínio também se incluem os ruídos da sala de musculação, volume da música e temperatura (PADOVEZ 2015).
1.2 ERGONOMIA COGNITIVA
Se trata do domínio mais complicado de se avaliar pois refere-se aos processos mentais, como percepção, raciocínio e atenção, a cognição, controle motor, armazenamento e recuperação de memória e como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, a abordagem dos alunos, nas estratégias, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento (PADOVEZ 2015).
1.3 ERGONOMIA ORGANIZACIONAL
Domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo as estruturas organizacionais, regras e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética. Trata-se de conhecer as regras do ambiente e conhecer e utilizar as ferramentas no seu trabalho (PADOVEZ 2015).
2 TAYLORISMO, E SEUS PRINCÍPIOS
No final do século XIX nos Estados Unidos, surgiu um movimento elaborado por Frederick Winslow Taylor que tinha a característica de organizar, e também a dividir as tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
De acordo com Ribeiro (2015), alguns autores da economia clássica da época já tinham a ideia que era necessário estratégias de organização e controle do trabalho, porém Frederick Winslow Taylor foi quem, nas últimas décadas do século XIX, desenvolveu a ideia de gerência científica, surgindo na cadeia de desenvolvimento desses métodos e organização do trabalho.
Frederick Winslow Taylor propôs uma ideia de uma gerência que criasse, através de métodos de experimentação do trabalho, regras e maneiras padrões de executar o trabalho. Essas regras padrões seriam obtidas pela melhor equação possível entre tempo e movimento. Para Taylor a garantia da eficiência era papel fundamental da gerência. Assim, criava-se métodos padronizados de execução que deveriam otimizar a relação entre tempo e movimento.
...