A Ginástica artistica
Por: Jujjb • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 425 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
CLEDIMAR DOS SANTOS DA SILVEIRA, JULIANA JOST BITTENCOURT, MAURÍCIO STEIN DOS SANTOS, STEPHANIE VIVIAN DE OLIVEIRA E TAINARA JAQUES DA ROSA.
PROJETO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA
NOVO HAMBURGO
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................03
1.1 A Origem da Ginástica e sua relação com a Educação Física...........................................03
2 ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO......................................................................................05
2.1 Projeto: Descobrindo o universo da ginástica artística......................................................05
2.2 Plano de aula......................................................................................................................06
3 IMPACTO DE UM PROJETO DE GINÁSTICA NA SAÚDE COLETIVA.....................07
3.1 Saúde Coletiva...................................................................................................................07
3.2 Primeiros Socorros.............................................................................................................07
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................09
A Origem da Ginástica e sua relação com a Educação Física
A construção da ginástica sofreu transformações ao longo dos anos. Ela adaptou-se às mudanças sociais, políticas e as diversas formas de guerrear. Estas, provocaram modificações nas formas de elaboração, transmissão e apropriação dos conhecimentos deste campo específico. “Desde os gregos, passando pelos mosteiros orientais de artes marciais ou pelos salões reais egípcios, a ginástica foi uma prática estudada, uma “ciência” do movimento humano”. (BORTOLETO, 2010 apud NUNOMURA; OLIVEIRA, p. 82).
Durante a antiguidade no período pré-histórico o ser humano buscava atacar e se defender, num caráter guerreiro, ritualístico e recreativo, competições entre tribos e etc. Mais à frente a Ginástica era parte da preparação guerreira. Já, na Grécia em Esparta, a importância começou a ser bem maior, pois visavam formar cidadãos e guerreiros. Em Atenas, buscavam uma eficiência educacional, terapêutica, estética e moral, juntamente com a preparação militar.
Na Idade Média, com o impacto do cristianismo, os exercícios físicos tiveram a sua importância abandonada, restando apenas uma prática deturpada e debilitada, desprovida de unidade pedagógica. O que importava para a sociedade vigente neste período era cultivar a espiritualidade, servir a Deus acima de tudo, mesmo que fosse custar prejuízos. Neste momento histórico a Ginástica continuou a ter um caráter de preparação militar, principalmente, devido às cruzadas e defesas territoriais. No demais, ela se manifestava no manejo de arco e flecha, na luta, na marcha, na corrida, no salto, na escalada, na montaria, na pesca, na caça e nos jogos de cavaleiros (justas e torneios).
Com o renascimento ressurgiu a prática da ginástica em vários países, as discussões ocorridas nesse período que pregavam a renovação da educação e que influenciaram nas reflexões dos criadores dos métodos clássicos de educação física. E assim foi se desenvolvendo novas formas durante a Idade Contemporânea. Porém, a ginástica atual teve seu grande momento no século XIX, pois foi neste período que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos.
Então, a partir de 1950, regulamentou-se o ensino universitário que formava professores de Educação Física, e já há alguns anos após foi criada a Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde. E pouco antes disso, Getúlio Vargas tornou obrigatória a Educação Física nas escolas, por influências militares francesas.
A consequência do crescente número de faculdades de Educação Física que podemos observar nos últimos 30 anos é o progresso e a divulgação do desportismo, e a proliferação de academias de ginástica, onde são encontradas especificidades, de acordo com a necessidade e o objetivo de cada um.
Ainda como no passado, a ginástica continua a ser utilizada como uma ferramenta que possibilita ao homem viver o seu corpo, não a sua maneira e vontade, mas, para buscar uma aprovação social e pela sobrevivência. Por meio dela é possível a construção de um corpo que atenda aos anseios e normas que são ordenadas não apenas pelo ambiente, mas por órgãos e classes no poder.
Hoje, podemos organizar a ginástica em 5 modalidades: Ginásticas de condicionamento, ginásticas de competição, ginástica de conscientização corporal, ginásticas fisioterápicas e ginástica de demonstração. A ginástica nos dias atuais possui grande abrangência e que no decorrer dos tempos foi direcionada para objetivos diversificados, tornando-se fundamental em academias, cursos de Educação Física e cada vez mais está crescendo, se espalhando e aderindo novas modalidades e diversidades.
Projeto: Descobrindo o universo da ginástica artística
Justificativa: A Ginástica Artística é uma modalidade esportiva pouco conhecida se comparada a outras como ginástica rítmica, atletismo, futebol e voleibol. É com a intenção de tornar mais conhecida e acessível sua prática que a escolhemos. Assim, este projeto vem atender à crianças do primeiro ano do ensino fundamental, visando oferecer-lhes uma boa qualidade de vida, com uma ocupação saudável e, com a vivência esportiva, promover a inclusão e a interação social, e garantir o acesso à Ginástica Artística como elemento da cultura corporal do movimento.
Público alvo: Crianças do primeiro ano do ensino fundamental de ambos os gêneros, com idade entre 6 a 7 anos.
Local: O projeto será executado na escola de ensino fundamental, onde as atividades poderão ser realizadas na quadra fechada ou no pátio da escola.
Materiais: Colchonetes, imagens, bambolês, cordas e banco sueco.
PLANO DE AULA[pic 1][pic 2][pic 3]
Observação Coparticipação Intervenção
Data: 30/05/2017 Horário: 14:30 às 15:20 Ano: 1º ano Turma: 1A Nº de alunos: 16
...