A IMPORTÂNCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
Por: hednamarya • 9/10/2018 • Monografia • 10.380 Palavras (42 Páginas) • 408 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1]
UNIDADE UNIVERSITARIA DE PORANGATU
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
A IMPORTANCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
PORANGATU/GO
2015
[pic 2]
A IMPORTANCIA DA DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Unidade universitária de Porangatu como requisito básico para conclusão do curso em Educação Física.
PORANGATU/GO
2015
SUMÁRIO[pic 3]
INTRODUÇÃO .05
1. HISTORICO E CONCEITO DA DANÇA .......................................................07
1.1. A dança e a sociedade ..............................................................................08
1.2. Tipos de dança e suas características .......................................................10
1.2.1 Reisado. 10
1.2.2 Congada 11
1.2.3 Maracatu 12
1.2.4 Bumba meu Boi 13
1.2.5 Frevo ................................................................................................... 14
1.2.6 Fandango 15
1.2.7 Carimbó.................................................................................................16
1.2.8 Samba 18
1.2.9 Balé 18
1.2.10 Valsa 19
1.2.11. Dança de rua.......................................................................................20
1.2.12 Forró 21
2.3 A dança como manifestação social ..............................................................22
2. DANÇA DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR ............................................26
2.1 As contribuições da dança no processo ensino aprendizagem....................27
2.2. As dificuldades enfrentadas pelo ensino da dança......................................30
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................34
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ......................................................................37
INTRODUÇÃO
O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a prática da dança no contexto escolar, onde se evidencia que a mesma contribui no aprimoramento de habilidades básicas nos padrões do movimento, além de desenvolver as potencialidades humanas e sua relação com o mundo. Apresenta-se também como um componente prazeroso, que oferece aos alunos um importante instrumento pedagógico além de proporcionar um maior desenvolvimento corporal.
Neste sentido o estudo partiu para a seguinte problemática: A dança tem sido reconhecida como uma importante prática pedagógica ou um lazer? Até que ponto a dança contribui para o desenvolvimento da aprendizagem?
A dança está inteiramente conectada à Educação Física, chegando a ser inserida na formação dos professores. Esta disciplina tornou-se em grande importância ao longo dos anos, logo após integrou-se aos currículos das licenciaturas de Educação Física com dimensão nacional.
O novo currículo conferiu a necessidade do profissional em Educação Física desenvolver aptidão em termos de dança presente em suas diversas manifestações. Também surgem evidencias de que as técnicas de Dança - Educação Física estava sendo fortalecido como oferta teórica voltada para a incorporação do indivíduo como um todo.
A dança por um método educacional, não se resume com facilidade em obtenção de habilidades, mas poderá fornecer aperfeiçoamento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, e sua coordenação motora.
A dança como pratica pedagógica beneficia a capacidade de criar e se envolver no processo de construção de novos conhecimentos. Dançar é uma das formas mais agradáveis e apropriados para educar qualquer aluno. A dança não tem beleza somente como artifício de cultura e arte, mas seu grande potencial e sua ação pedagógica que contribui imensamente para o desenvolvimento e aproximação dos alunos. Pode-se demonstrar que a dança no contexto escolar não se aplica somente na coordenação motora, mas na vida social cultural e emocional do aluno.
Portanto este estudo se justifica como uma necessidade de conscientizar que a dança como componente curricular pretende oferecer ao aluno uma relação mais efetiva e intimista com a possibilidade de aprender e expressar-se criativamente através do movimento, além de que a dança é extremamente importante na busca do desenvolvimento dos aspectos afetivo e social, assim esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.
Desta forma, este estudo tem como principal objetivo refletir a importância da dança no contexto escolar, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
Objetiva-se também ampliar o conhecimento sobre este tema e identificar quais os benefícios e as qualidades físicas e emocionais que a Dança pode proporcionar aos alunos do Colégio Estadual Genoveva Rezende Carneiro.
Esta pesquisa foi desenvolvida através análise de material já elaborado sobre a importância da dança no contexto escolar. E teve como fonte livros, publicações, periódicos e impressos diversos. É de natureza descritiva e qualitativa, Os métodos de abordagem utilizados foram o dedutivo.
Após alguns estudos dessas concepções teóricas de alguns estudiosos dessa temática, procedeu-se a seleção e organização das informações para análise e suas interpretações. A análise foi feita através do confronto de ideias dos educadores que deram sustentações teóricas à pesquisa. Foram eles: Aranha (2006), Arruda (1988), Bertoni (1992), Marques (2005), Nanni (1995), Ossana (1988), Piconez (2003), Strazzacappa (2001), Verderi (2009), Vygotsky (1989).
...