A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: phcavalcante • 9/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.294 Palavras (14 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Alexandra dos Santos Gomes
Aparecido Braz da Silva
Aryson Arnod Machado Santos
Bruno Jackson de Melo Silva
José Júnio da Silva
Karoline Maria Rodrigues da Silva
Michelle Gomes Cavalcante Temóteo
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
[pic 3]
ARAPIRACA-AL
2017
Alexandra dos Santos Gomes
Aparecido Braz da Silva
Aryson Arnod Machado Santos
Bruno Jackson de Melo Silva
José Júnio da Silva
Karoline Maria Rodrigues da Silva
Michelle Gomes Cavalcante Temóteo
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Educação Física da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança; Educação Física Escolar e Saúde; Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar; Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros.
Professores:Tulio Bernardo Alfano Moura, Patricia Alzira Proscêncio, Luana Cristina Franzine de Conti, Eloise Werle de Almeida e Alessandra Beggiato Porto.
ARAPIRACA-AL
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................05
2.1 A dança enquanto conteúdo da Educação Física Escolar..................05
2.2 Alunos com Síndrome de Down nas aulas de educação física..........07
2.3 O trabalho com alunos com deficiência nas aulas de Educação
Física...............................................................................................................09
2.3.1 Análise e considerações do grupo......................................................09
3. CONCLUSÂO..............................................................................................11
4. REFERÊNCIA..............................................................................................12
ANEXOS..........................................................................................................13
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho é um instrumento de reflexão a cerca da prática de ensino, tendo em vista que são muitos os desafios que o professor enfrenta no ambiente escolar. Objetiva-se compreender a dança enquanto um relevante conteúdo da educação física escolar, compreender a importância do domínio de conhecimentos específicos sobre a prática pedagógica com alunos com deficiência nas aulas de educação física e refletir sobre a realidade do professor de educação física no trabalho com alunos com deficiência. Para atingir esse objetivo utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de uma entrevista estruturada abordando questões a cerca de seu trabalho com os assuntos abordados.
A realização desta atividade é de extrema importância, pois através desta conseguiremos compreender melhor a relevância de algumas disciplinas que estão presentes em nossa grade curricular e os desafios que encontraremos enquanto futuros profissionais.
- DESENVOLVIMENTO
- A dança enquanto conteúdo da Educação Física Escolar
A dança é uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal, que tem como características a finalidade de expressar a comunicação através de gestos e estímulos sonoros como um código para o movimento corporal. Atualmente, é um importante conteúdo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física Escolar, no entanto, é pouco explorado, ou ainda é desenvolvido de forma descontextualizada.
A dança nas escolas tende a ser vista apenas como uma atividade extracurricular, como conteúdo da parte diversificada, tendenciado em sua maioria para a arte. Já do ponto de vista curricular a predominância da dança como conteúdo da disciplina de Educação Artística, deixa claro que na Educação Física pouco se dá importância a ela se considerar os demais conteúdos da Educação Física escolar, que são observados no dia-a-dia das escolas como o esporte e a ginástica. (GEREZ 1999, p. 36).
Os professores de Educação Física, muitas vezes continuam restringindo os conteúdos das aulas aos esportes mais tradicionais. Na visão de muitos professores, pais e alunos a escola é um lugar onde se aprende, e “dançar não é aprender”, essa cultura distorcida da escola, acaba dando lugar ao comodismo, e a diminuição de possibilidades no leque de aprendizagem.
Essa postura abre uma prerrogativa para os preconceitos relacionados a esta, nos quais os educadores não se acham preparados para este trabalho, tanto no saber fazer, quanto pela própria barreira imposta, onde são esquecidos atitudes e comportamentos em relação à dança.
Segundo Freire (1997) o professor é apresentado como um mediador de proposta, um provocador de desequilibro que conduz a tomada de consciência por parte do aluno a respeito das ações praticadas.
O papel do professor de educação física não é fazer uso de materiais para distrair os alunos e sim, construir um conhecimento a partir das necessidades existentes, explorando suas habilidades sociais, morais, capacidades afetivas, e as relações interpessoais para agir com perseverança em busca do conhecimento e da formação de indivíduos autônomos nas aulas. Ser competente não é apenas conhecer como executar uma ação, mas também quando executar e adaptar a atividade as dificuldades que irão surgir.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), é por meio das danças e brincadeiras que os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, sendo capaz de analisá-los, conhecer algumas técnicas de execução de movimentos de improvisar, de construir coreografias, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.
As danças constituem um importante componente cultural da humanidade. E no caso do Brasil, que possui uma cultura tão rica e diversificada, a gama de modalidades são enormes, e muito importantes para a cultura brasileira e para o processo de ensino-aprendizagem na escola. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de cada região. É através da dança que os alunos conhecem as outras culturas, outras crenças, modos de viver diferentes o que lhe possibilita desenvolver uma nova linguagem corporal, novas formas de expressão e comunicação.
...