TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CAMPUS GOIÂNIA ESEFFEGO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Danilo Sousa Sampaio

8º Período- Vespertino

Lazer e Educação Física: Tarefa do dia 15/05/2020

1)      Como fundamentam-se as principais críticas ao campo de estudos do lazer e quais instituições e correntes filosóficas as norteiam?

2)      Quais as principais defesas apresentadas pela autora a respeito dos estudos do lazer?

3)      Apresente a sua compreensão a respeito de proposição de Joffre Dumazedier acerca da Teoria da Decisão, como um dos fundamentos da teoria do lazer, proposta pelo autor na forma de um pensamento axiológico, teleológico e probabilístico?

Respostas:

  1. O lazer em si antes era discutido apenas no campo da sociologia, distanciando de fato da nossa área de atuação, a Educação Física. Hoje de fato, existe uma relação muito mais próxima do lazer e educação física. De acordo com Magnani (2000), o lazer tinha o intuito de provocar reflexões sobre os valores da sociedade e sua funcionalidade. As instituições a qual pensaram sobre o lazer, de fato tinham uma vinculação diretamente ligada com o trabalho. Esta concepção era norteada no aspecto da produção do trabalhador, onde para produzir mais era preciso que o trabalhador também tivesse o lazer, trazendo um aspecto funcionalista, o lazer como função de melhorar as condições de trabalho.

Nesta perspectiva, surgem algumas críticas neste campo de estudo, como o tema do lazer, ser algo no qual desvie a atenção para graves problemas da sociedade daquela época (regime militar), como a tortura, desemprego e a fome. Além de alguns autores fomenta algumas críticas no sentido de que primeiro deveria vir as necessidades básicas, depois o lazer, trazendo o tema do lazer como “supérfluo”. Outra crítica neste campo de estudo, seria se existiria lazer para as classes mais baixas, se o pobre consegue desfrutar do lazer.

  1. Segundo a autora do texto, lazer contemplaria diversos fatores, um deles seria o lazer pensado como uma perspectiva terapêutica, além de proporcionar a possibilidade de um autoconhecimento e o conhecimento de alguns aspectos da sociedade através do lazer.
  2. Partindo da minha compreensão sobre a Teoria da Decisão, de Joffre Dumazedier, o lazer se baseiam em 3 fatores, dentre eles alguns pensamentos no qual o sustentam, o  axiológico procura o que se deseja com o lazer, o que é de fato o lazer, o que se espera do lazer, qual sua perspectiva diante o lazer, em quais valores e concepções este lazer esta pautado. A perspectiva do pensamento teleológico deduz de qual a intencionalidade disto, o que ele pretende transmitir realizando este tipo de lazer, além de quais os meio e métodos que podem se alcançar com esses objetivos dentro do lazer. A última perspectiva e não menos importante seria o do pensamento probalístico, este pensamento agi na perspectiva  do que é preciso para alcançar certos resultados dentro do lazer, o que eu preciso para te este tipo de experiência e o que me melhora a partir disto, diferente do teológico que seria o que eu busco ou que mensagem eu transmito, já o  probalístico seria o que realmente se alcança de fato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com