A NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Por: meodeus • 25/9/2018 • Trabalho acadêmico • 740 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1]
Educação Física Bacharelado
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Orientador: Prof. Sérvio Antônio Bucioli
POLO BELO HORIZONTE MG
2018
- SUMÁRIO
1 Defina o conceito de saúde. 3
2 O que é uma política pública em saúde? 3
3 Porque é importante inserir a dimensão de gênero em uma política pública em saúde? 3
REFERÊNCIAS 5
O documentário muito Além do peso, (Brasil 2012), dirigido por Estela Renner, conta com uma serie de depoimentos de especialistas do mundo todo em variadas áreas do conhecimento. O documentário expõe de forma critica porem realista a influencia desleal de alimentos e bebidas em decisões do governo e também no dia-a-dia da população, o que a mídia transmite e sua grande influencia na vida das pessoas. A falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados presentes na merenda escolar, a falta de politicas publicas necessárias para pratica de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à televisão e ainda a dificuldade de acesso à alimentação mais saudáveis.
Considerando os conteúdos apresentados no documentário “Além do peso”, relacionado ao artigo: “Obesidade na adolescência e seus principais determinantes”, confirma e acrescenta a obesidade como falta de informação associada à ausência de politicas de saúde que atendam adequadamente a população, tornando ainda mais grave e preocupante a epidemia de obesidade instalada no país.
No artigo temos como resultado da pesquisa as mudanças ocorridas nos padrões alimentares das ultimas décadas como o aumento de açucares simples, alimentos industrializados e ingestão insuficiente de frutas e hortaliças, estão diretamente relacionadas ao ganho de peso em adolescentes. Além disso, a redução progressiva da pratica de atividade física combinada ao maior tempo dedicado às atividades de baixa intensidade como, assistir televisão, usar computadores e jogar videogame, também tem contribuído para o aumento de peso dos jovens.
A adoção de hábitos alimentares conhecidos como “ocidentais” que consiste em uma alimentação rica em gorduras, especialmente de origem animal, açúcar refinado e reduzida ingestão de carboidratos complexos e fibras, tem sido apontada como condição favorecedora para o estoque de gordura corporal. Entre os adolescentes, a alimentação inadequada contribui diretamente para o ganho de peso. Segundo Nicklas et al.33 citado no artigo, as causas dietéticas da obesidade são complexas e pouco estudadas. No entanto, acredita-se que mudanças recentes no padrão alimentar, como maior consumo de refeições fora de casa, aumento de consumo de bebidas adicionadas de açúcar, consumo de porções de alimentos cada vez maior e frequência das refeições foram decisivas para a instalação da epidemia obesidade.
...