A Nutrição e Dietética
Por: Ester Pricila • 10/5/2018 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
Nutrição e Dietética
Portfólio
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Nutrição e Dietética, ministrada pelo professor (a): Gabriele Radunz Krunger.
Ester Pricila Romeiro Mariano
8023285
Uberlândia-MG
2018
Obesidade infantil, documentário Muito Além do Peso
O documentário Muito Além do Peso, é um alerta sobre a epidemia da obesidade infantil, e sobre os problemas de saúde que crianças e adolescentes obesos podem ter como: artrite, pressão alta, diabetes, colesterol alto, trombose, entre outras doenças graves.
A obesidade infantil, como mostra o documentário, vem crescendo a cada dia mais e não fica só na infância, pois mostra que uma de cinco crianças obesas, quatro serão obesas na vida adulta.
De acordo com o filme 33% das crianças brasileiras são obesas, número que atualmente aumentou em 0,5 %. Em adolescentes, o quantitativo é de 20,5%. Este dado é preocupante, visto que a expectativa de vida tende a diminuir com essa realidade.
O documentário exibe opiniões de especialistas, nacionais e internacionais, sobre diversos aspectos do tema, como a origem e as conseqüências do sobrepeso em crianças.
Um dos determinantes do documentário é o antropológico, pois muitas pessoas, não te a possibilidade de escolhas, muitas moram em lugares afastado, longe de tudo, não podendo comprar o alimento saudável para as crianças, levando-as á má alimentação. Mostra também que na cultura indígena, eles estão deixando suas crenças, ou seja, eles estão abandonando sua alimentação saudável, que eles mesmos cultivam em suas terras, por uma alimentação pobre em nutrientes, com alimentos industrializados, por ser de mais fácil acesso.
São muitos os fatores que levaram essas crianças a obesidade, desde a enorme influência da mídia, com propagandas com desenhos atrativos, a alta ingestão de açúcar, á falta de controle dos pais.
Sobre a influência da mídia em relação á obesidade infantil, podemos comparar á um artigo chamado: ´´ Influência da Publicidade de Alimentos Direcionada ao Público Infantil na Formação de Hábitos Alimentares ``, escrito por Marília Karla Laurentino Santana, Claudia Martins de Oliveira e Heleni Aires Clemente.
Este artigo tem como objetivo avaliar as propagandas da mídia relacionadas ao alimento, dirigida ao público infantil e comparar sua influência na formação de hábitos alimentares durante a infância.
O artigo relata que as crianças passam parte do seu tempo assistindo televisão, elas passam 2 horas ou mais por dia em frete á TV, e assim não gastam energia suficiente, podendo conduzir ao sedentarismo.
Neste artigo existe um estudo onde analisaram os anúncios de propagandas de cinco emissoras, com isso eles constataram que dezenove produtos alimentícios entre todos os canais, em média uma propaganda ligada ao um desses alimentos passaram a cada noventa segundos de propaganda. Entre todos os intervalos comerciais tinha a presença de pelo menos um produto alimentício.
...