A OPTATIVA DE FORMAÇÃO II
Por: Modelo • 5/10/2015 • Dissertação • 443 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
1) Todas as abordagens possuem aspectos que auxiliam positivamente na prática pedagógica. Pois a administração deve ser uma tarefa estratégica, ou seja, feita de forma estudada e de acordo com o planejamento estratégico, para obtenção de melhores resultados. Assim sendo todos os aspectos tanto da abordagem administrativa clássica quanto da cientifica, são de total relevância para se chegar a um final determinado de qualquer instituição.
A teoria administração Científica, por Taylor, A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade. tinha como principal preocupação aumentar a produtividade e eficiência no nível operacional das empresas.
Já a adminstração Clássica, por Fayol, sua preocupação básica era com a estrutura organizacional, ou seja, a disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. Ou seja, nessa abordagem cada um tem sua função pré determinada onde cada um devem seguir as norma e regras de seu setor, para assim garantir a maxima eficiencia organizacional das empressa.
Diante do exposto, o conceito de gestão escolar é compreendido como a coordenação dos esforços individuais e coletivos em torno da consecução se objetivos comuns. Logo as duas teorias são importantes para atingir os novos modelos da educação.
2) No que tange a gestão nos principais documentos legais, a gestão, no âmbito escolar demonstra os processos de gestão de pessoas, a liderança participativa, as estratégias de compartilhamento do poder via conselhos e as opções de planejamento para a transformação da realidade.
Em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) nº 9394, em seus Artigos 14 e 15, apresenta as seguintes determinações, no tocante à gestão democrática:
Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
Art. 15 – Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão
Constituição Federal de 1988, no Artigo 206, que discrimina os princípios sob os quais será ministrado o ensino, dispondo no item
VI: "gestão democrática do ensino público, na forma
da lei".
Além disso, esses os documentos legais obtiveram significativos avanços também relativamente aos meios de garantia constitucionais que visam proteger juridicamente o direito à educação e possibilitaram uma ampliação das diversas modalidades de educação existentes no Brasil.
...