Optativa de Formação II (Educação Física Licenciatura)
Por: dudaalmeida.123 • 4/10/2015 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
Disciplina: Optativa de Formação II (Educação Física Licenciatura) | Tarefa: | |
Nome: | RA: | Turma: |
Parecer do Tutor: |
1. O planejamento estratégico na educação percorre um caminho de planejamento e organização, onde analisa e prevê os resultados da realidade da escola, pautada em uma perspectiva de futuro, levando a planejar e organizar metas e objetivos para a resolução das situações problemas encontrados dentro do ambiente interno e externo da escola, traçando estratégias para solucionar e alcançar os objetivos.
Os limites dos planejamentos estratégicos é a participação na elaboração e construção do planejamento escolar e da gestão democrática participativa.
2. Planejamento participativo é a participação de todos, tanto o membro interno com a direção, coordenadores, professores, alunos e funcionários quanto o externo pais e comunidade, de forma democrática para o processo decisória da escola em busca de uma visão múltipla e ampla para construção da sua autonomia. Essa participação permitir discutir e selecionar os problemas encontrados dentro do ambiente escolar com base na realidade que se encontra para assim chegar à solução.
Planejamento dialético é baseada nas ideias freireano, onde o educador tem um diálogo com educando , traçando ideias e pensamento, realizando um troca de conhecimentos para a construção de uma escola democrática, formadora de alunos critico e cidadã através do dialogo, desta forma tanto o educador quanto o educando, buscam conquistar seus objetivos através da construção de conhecimentos com o dialogo sem o ato autoritário.
3.
4. O PDI é um documento de ensino superior no momento que requer o credenciamento, o recredenciamento, a autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos superiores, o credenciamento de ensino a distância e autorização de cursos fora da sede para universidades, ou seja, é um plano de gestão superior que a instituição estabelece através dos objetivos e metas estratégicas a ser cumpridas.
O PPP é um documento que determinam a autonomia da escola na elaboração de sua proposta e que estabelecem a incumbência dos estabelecimentos de ensino e servidores e a forma de gestão democrática. O PPP possibilita a participação de todo à comunidade para a construção de um processo participativa, onde os atores que participam da sua construção e elaboração, expressa a sua cultura de forma democrática, contribuindo para transforma os objetivo e metas do PPP em realidade.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
BRASIL. Lei nº. 9.394 de 20/12/96, Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 8 ed. In: Diário oficial da união, ano CXXXIV nº. 248, de 23 dez., 1996. Disponível em. Acesso em: 12. Agosto. 2015.
CORRÊA, M. L.; PIMENTA, S. M. Teorias da administração e seus desdobramentos no âmbito escolar. In: OLIVEIRA, M. A. M. (Org.). Gestão educacional: novos olhares/novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
FERREIRA, E. R. A.. Fundamentos e Métodos da Gestão Escolar . Batatais: Claretiano, 2014. Unidade 1.
...