A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO
Por: Thais Da Cas • 8/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.848 Palavras (12 Páginas) • 1.666 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO GERAL 4
2.1 Objetivos específicos 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO 5
3.2 ATLETISMO NA ESCOLA 6
3.3 A HISTÓRIA DA CORRIDA 7
3.4 SUBDIVISÕES DA CORRIDA 8
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIAS 11
6 ANEXOS 12
ANEXO A – Análise de plágio 12
- INTRODUÇÃO
Originado nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, o atletismo é um desporto constituído por várias modalidades, dentre elas: corrida de estafetas, barreiras, triplo salto, salto em comprimento, em altura, salto com vara, lançamento de disco, triatlo, maratona, etc.
Sua origem relaciona-se a origem do próprio ser humano, que, desde o princípio necessitava movimentar-se, por prazer, defesa ou sobrevivência.
Apesar de se tratar de um conteúdo clássico da Educação Física, o atletismo é uma modalidade pouco estimulada nas escolas, onde as crianças e jovens deveriam praticar a grande diversidade das várias modalidades do atletismo. Pela falta de instrumentos utilizados nas provas de atletismo, o profissional de Educação Física pode adaptar implementos e instalações de acordo com o a faixa etária, peso, tamanho e altura dos alunos para ser possível trabalhar o atletismo nas séries iniciais do ensino fundamental nas escolas.
O esporte tem papel de unir, integrar e facilitar o coletivo, unindo o ensino com a aprendizagem. Atualmente, o desenvolvimento motor tem recebido tanta atenção quanto o desenvolvimento dos outros domínios do comportamento humano, como o cognitivo, o afetivo e o social. O movimento não é mais usado como meio de observação para estudar o desenvolvimento dos outros domínios, mas sim como um fenômeno merecedor, por si só, de uma análise e consideração mais profunda e séria deste aspecto em si.
O objetivo deste trabalho é identificar através de pesquisas bibliográficas as diferentes fases do desenvolvimento humano nos fundamentos do movimento humano na metodologia do ensino do atletismo. Justifica-se também a importância do atletismo como prática pedagógica no contexto escolar e a importância do que o mesmo trás a vida na infância.
O artigo buscou estudar a prática do Atletismo no âmbito escolar, procurando descobrir se o mesmo pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas. Dentro de um contexto geral buscou-se investigar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional através da prática do Atletismo. Desse modo, fez-se um apanhado sobre os benefícios motores, sociais e biológicos que a modalidade pode proporcionar aos seus praticantes. A metodologia foi inteiramente bibliográfica, qualitativa e descritiva. As aulas de Educação Física, enquanto disciplina do componente curricular da educação básica podem estimular a aprendizagem e o melhoramento do Desenvolvimento Motor dos alunos, contribuindo diretamente com processo de ensino e aprendizagem.
- OBJETIVO GERAL
Identificar as fases do desenvolvimento humano no contexto dos fundamentos do movimento humano e como influenciam no ensino do atletismo.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Ressaltar a importância no atletismo na escola;
- Relacionar as fases do desenvolvimento humano;
- Incentivar a coletividade nas atividades escolares através de dinâmicas relacionadas ao atletismo;
- Identificar as fases da corrida;
- DESENVOLVIMENTO
Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que teve como objetivo realizar uma síntese sobre artigos e livros, analisando a prática do atletismo, na modalidade de corrida de longa distância relacionada às fases do desenvolvimento humano e indicando a vivência das diferentes provas do atletismo no ensino fundamental. O objetivo deste projeto de pesquisa é incentivar o atletismo desde a infância na escola, diversificando as atividades e demonstrando seu valor nas aulas de Educação Física.
Este trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica, onde será coletado dados e informações de livros, revistas e textos eletrônicos sobre o assunto.
O tema foi sugestão da proposta de produção textual em grupo, devido á importância do atletismo na modalidade de corida e seus benefícios na vida da criança a partir da vivência na educação infantil.
- ORIGEM E EVOLUÇÃO DO ATLETISMO
A prática do atletismo já se dava há 5.000 anos, iniciada no Egito, China e seguida pela Grécia. Os Jogos Olímpicos começaram pelo atletismo no “Monte Olimpicus” na Olímpia, Grécia, por volta de 1200 a.C em homenagem ao deus Zeus Horquios da mitologia grega. A partir de 776 a.C. já existiam disputas entre os homens para saber qual era o mais rápido em distâncias de até 200 metros, o grego da cidade de Élis, Coroebus se tornou o primeiro velocista a conquistar o título ao percorrer uma distância estimada em 192 metros, na prova onde os gregos chamaram de “stadium”. Naquela época os homens exibiam qualidades e habilidades físicas por meio de provas de disputa para demonstrarem superioridade, o vencedor recebia uma coroa de oliveira, símbolo supremo que recebia por sua vitória. Esta prática surgiu da necessidade de locomoção, segurança e sobrevivência, para fugir dos animais ou caçar. (REVISTA PROJETOS ESCOLARES, 2007, p. 17)
...