A PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: 99360056 • 10/9/2018 • Ensaio • 773 Palavras (4 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA
CRISTIANE ALVES MONTEIRO
JÉSSICA OLIVEIRA BARROSO
MARCOS TIBÉRIO ADERALDO M. FILHO
ROBERTA VALESKA MATOS RODRIGUES
PEDÁGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Plano de Aula
FORTALEZA
2018
PEDÁGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Plano de Aula
CRISTIANE ALVES MONTEIRO
JÉSSICA OLIVEIRA BARROSO
MARCOS TIBÉRIO ADERALDO M. FILHO
ROBERTA VALESKA MATOS RODRIGUES
O Plano de aula apresentado à disciplina de Pedágogia da Educação Física do curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza –FAMETRO– tem como requisito apresentar atividades voltadas para o Médoto da Ginástica Francesa; com planejamento e execução dos alunos sob a orientação do Prof.° Me. Luiz Torres.
FORTALEZA
2018
PLANO DE AULA
TEMA: Método Francês
SUB-TEMA: Ginástica Francesa
LOCAL DA AULA: Quadra Poliesportiva Fametro (Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza)
CARGA HORÁRIA: 15 a 25 minutos
TURMA/GRUPO, PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° série).
FAIXA ETÁRIA: 13 a 15 anos
PROFESSORES: Cristiane, Jéssica, Tibério e Roberta.
OBJETIVOS: Proporcionar atividades voltadas para o método da ginástica francesa, que desenvolvam de forma recreativa, as habilidades naturais do homem, estimulando assim a prática e um melhor conhecimento do mesmo.
Conceitual: Evidenciar práticas que aprimorem os aspectos de habilidades naturais.
Procedimental: Desenvolver qualidades motoras, executado movimentos com objetivo de trabalhar as funções cognitivas, o equilíbrio, força, resistência, mobilidade, saltar e andar/correr.
Atitudinal: Participar das atividades coletivas, e estabelecer regras para um bom convívio, respeitando as diferentes habilidades e atitudes coletivas.
AVALIAÇÃO: Avaliar o interesse, participação, envolvimento dos alunos e conversar sobre as atividades abordadas.
METODOLOGIA
INTRODUÇÃO
O método francês foi baseado em várias visões como a ginastica utilitária, ginástica pedagógica (calistênica), acrobática, atrativa e natural. Francisco Amorós foi considerado o "pai da ginastica francesa", pois foi o pioneiro deste método quando largou sua carreira militar na Espanha e passou a se dedicar inteiramente a Educação Física na França.
Este método francês foi dividido em quatro partes civil-industrial, militar, médica e cênica, as quais tinham os objetivos de trabalhar as funções cognitivas, o equilíbrio, força, resistência, saltar e andar/correr, baseada nas visões pedagógicas e naturais que foram as visões com mais expressão neste método.
Chegou ao Brasil no século XX por volta dos anos de 1906-1914, onde só foi fundada a primeira escola no ano de 1922 na cidade de Joinville no estado de São Paulo, para formação dos profissionais destinados ao treinamento dos militares do exército brasileiro, assim como treinamento para os civis e na área pedagógica. Logo se tornou popular na sociedade, ainda mais pelo forte apoio dos governantes que começaram a associar o crescimento acelerado do estado de São Paulo com as práticas de Educação Física.
(PARTE INICIAL/AQUECIMENTO): TEMPO TOTAL: 5 minutos
Descrição das atividades | Tempo | Professor (a) |
Como parte de aquecimento, realizaremos uma dança, o Cancan. É uma dança francesa, que se tornou popular nos salões de música na década de 1840, sendo associada aos cabarés franceses como Mouli Rouge. Mais tarde foi levada para Londres e Nova Iorque, virando uma dança mundial. Embora inicialmente dançada por ambos os sexos, é conhecida pela sua linha de dançarinas femininas. A dança é caracterizada por ser energética, altos pontapés e piruetas. CANCAN: De forma coordenada os alunos irão realizar passos firmes e saltitantes, chutando alto e fortemente a perna, ao comando do Professor, após iniciar a música. | 5 minutos | Cristiane e Roberta |
...