A RECREAÇÃO E LAZER
Por: analuizapgenelhu • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 388 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA – UNEC
RECREAÇÃO E LAZER
CARATINGA
2017
Carlos Henrique, Carlos Paixão, Gustavo Meireles, Hesley Faria, José Isaías, Tardelli Almeida
RECREAÇÃO EM ACADEMIAS DESPORTIVAS [pic 1]
CARATINGA
2017
RESUMO
Uma academia desportiva ou academia esportiva, ginásio ou apenas academia, é um local que pode ser fechado ou aberto, destinado ao ensino e á pratica de esportes, que na maioria das vezes é dotado de equipamentos específicos para o trabalho do corpo humano.
A recreação em academias desportivas é uma novidade e a forma como é desenvolvida muitas vezes se assemelha com atividades desenvolvidas em escolas e/ou em clubes.
Os jogos, as brincadeiras e os exercícios propostos pelo recriador responsável são executados de forma estruturada, em datas escolhidas, no final de uma aula, ou num dia selecionado pelo professor, e visam à integração de seus frequentadores com a academia, possibilitando uma melhor predisposição para a busca do desempenho.
Falando dos benefícios, a recreação associada ao exercício físico proporciona uma melhor atuação, um relaxamento mental, uma boa performance física, sensação de bem-estar, corpo, mente e espírito saudáveis, além de atender á todas as idades.
Os profissionais que executam a maioria das vezes são professores de academias, recreacionistas profissionais e empresas especializadas. Já os ambientes onde podem ser desenvolvidas são: piscinas, jardins, salas de ginástica, pequenas quadras, academias ao ar livre, entre outros.
Palavras Chave: Academias desportivas, atividades, integração.
INTRODUÇÃO
O trabalho de recreação em academias é uma novidade para todos, porém algumas academias do Brasil já estão começando a explorar esse ramo de atividade, utilizando uma nova forma de adquirir mais alunos através de um trabalho de recreação, visando à qualidade de vida de seus praticantes. Esse método é inovador e com certeza trará grandes lucros para as academias, pois os alunos terão novas atrações dentro das aulas ou em atividades externas, o segredo não está em cobrar a mais por esse serviço, mas sim em trazer novos alunos para dentro das academias.
Mas de que maneira utilizar a recreação nas academias?
A recreação se desenvolve de forma estruturada em datas especiais, como o aniversário da academia ou simplesmente no final de semana, buscando a integração de seus frequentadores entre si e com a academia. Você poderá utilizar a recreação de diversas maneiras, em uma trilha, acampamentos e acantonamentos, viagens de excursão, caminhadas orientadas, enfim em diversas situações ficando a cargo da criatividade do organizador. Também pode acontecer no final de uma aula ou num dia escolhido aleatoriamente pelo professor.
O trabalho recreativo durante as próprias aulas atrai mais o público e descontrai o grupo, possibilitando uma melhor predisposição para a busca do desempenho.
As academias de ginástica e musculação buscam alcançar um melhor desempenho dos alunos, porém aliada com a recreação pode propiciar também um trabalho de relaxamento mental, pois a qualidade de vida e o bem estar físico só estarão completos quando os praticantes não ficarem apenas preocupados com o corpo, mas também com a mente e o espírito.
Outro ponto que devemos nos preocupar é com as diferenças de faixas etárias, pois todas elas estão representadas nas academias e devemos adaptar o trabalho para todas elas.
Os professores das academias podem estar preparados para o desenvolvimento das atividades recreativas, porém se necessário, poderá acontecer à contratação de recriadores profissionais ou empresas especializadas.
Os espaços a serem utilizados podem ser adaptados para a recreação, às salas de ginástica geralmente possuem um amplo espaço físico podendo ser desenvolvido um excelente trabalho de recreação, na falta de uma estrutura adequada, novamente a criatividade entra em cena, podendo o organizador utilizar piscinas, jardins, pequenas quadras, etc.
JOGOS X BRINCADEIRAS
E agora, será que um é melhor que o outro? “Quaisquer que sejam as atividades, elas devem ser escolhidas com muito critério e vai depender do tipo de público, idade, nível intelectual e cultura geral”, aponta psicóloga Luciana Boschi.
Os jogos (tabuleiros, cartas e eletrônicos) possuem uma conotação mais competitiva, pois têm em sua definição que alguém sairá vencedor. Assim, eles ensinam a pessoa a lidar com a derrota e a perda. Já as brincadeiras (brincar de casinha, por exemplo) têm um lado mais de integração, onde visam entreter de forma lúdica. São jogos com regras mais simples, mas que estimulam o desenvolvimento da inteligência motora.
CONVENÇÕES ADOTADAS
- O- OBJETIVO ESPECÍFICO
- M- MATERIAL UTILIZADO
- F- FORMAÇÃO
- D- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
ATIVIDADES PROPOSTAS
- (A) Vai e volta, (B) passada, (C) agachamento na escada
O: Trabalho em equipe, resistência, tônus muscular.
M: Disco, cone e escada.
F: Três alunos de cada equipe, três estafetas.
D: Ao sinal, os participantes irão começar as atividades propostas em ordem alfabética. O primeiro participante ao acabar a atividade (A), toca na mão do segundo participante, que inicia a atividade (B), o mesmo é feito pelo terceiro participante. A equipe que acabar o circuito em menor tempo atinge a pontuação de três pontos. O segundo lugar, dois pontos e o terceiro e ultimo um ponto.
...