AS MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA
Por: cdpm • 10/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 768 Visualizações
[pic 1]
CHARLIES DEYVISON PEREIRA MACHADO 1177013
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Medidas e Avaliação da Atividade Motora como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Maria Beatriz Ferreira Gurian.
CURITIBA
2018
Atividade no Portfólio
Objetivos
Compreender os conteúdos estudados
1) Defina capacidade funcional.
R: A capacidade funcional pode ser definida como a capacidade de se realizar movimentos, tarefas e atividades comuns no dia como os movimentos necessários para se locomover, levantar, sentar, correr, carregar objetos de um lugar para outro. Garantindo a sua autonomia e independência.
2) Quais os testes para avaliar a capacidade funcional?
R: Segundo Heyward (2013 apud JOEL, 2014,p.50) os testes para avaliar a capacidade funcional são, o Teste de Rosca Unilateral e o Teste de Levantar da Cadeira em 30 Segundos.
3) Escolha cinco procedimentos e/ou necessidades para realizar o teste de rosca unilateral.
R:1) Cronômetro.
2)Halter. 3) O avaliado deve sentar na cadeira com as costas eretas e pés planos no solo. 4) Com a mão dominante e pegada neutra, o avaliado segura o halter enquanto seu braço fica suspenso lateralmente ao corpo. 5) Deve ser computada o numero de repetições feitas em 30 segundos, sendo este o resultado do teste.
4) Escolha cinco procedimentos e/ou necessidades para realizar o teste de levantar da cadeira em 30 segundos. R:1) Cadeira dobrável ou com encosto reto. 2) O avaliado deve sentar ereto na cadeira, com os pés planos no piso, braços cruzados na altura dos punhos e mantidos contra o peito. 3) O avaliado deve levantar, ficando na posição ereta. 4) Após retornar a posição sentada. 5) Deve ser computada o numero de repetições feitas em 30 segundos, sendo este o resultado do teste;
5) Quais os testes que são utilizados para avaliar a agilidade?
R: Para avaliar a agilidade Baechle; Earle (2010 apud JOEL, 2014, p.54) apontam o Teste em T. Já Charro et Al ( 2010 apud apud JOEL, 2014, p.56) Citam os Testes de Corrida de Vaivém ou Shuttle Run e o Teste de Corrida Sinuosa.
6) Explique como o teste em T (BAECHLE; EARLE, 2010) deve ser realizado.
R: Baechle; Earle (2010 apud JOEL, 2014, p.52) descrevem os procedimentos para o teste em T:
O teste deve ser realizado em uma superfície estável e não deslizante, com calçados adequados. O avaliador deve ter um cronômetro, apito, 4 cones e uma fita métrica de 5m e o auxilio de um assistente.
Os 4 cones devem ser posicionados em forma de T. O avaliado de aquecer e alongar antes do teste utilizando o próprio circuito do teste, em uma intensidade submáxima para poder praticar. O teste se inicia no ponto A. Após o sinal sonoro o atleta corre o mais rápido possível para o ponto B, encostando-se à base do cone. A distância entre o ponto A e o ponto B é de 9,144 m.
Após tocar no cone do ponto B o atleta corre de lado para o ponto C tocando o cone com a mão esquerda. É importante salientar que o atleta deve se deslocar rapidamente de lado, sem cruzar os pés e olhando para frente. A distância entre o ponto B e o ponto C é de aproximadamente 4,6 m. Após tocar com a mão esquerda no cone do ponto C, o atleta se desloca lateralmente o mais rápido possível para o ponto D, com o atleta tocando no cone com a mão direita. A distância entre o ponto C e o ponto D é de aproximadamente 9,2 m. Após o atleta tocar com a mão esquerda no Cone do ponto D, o atleta se desloca lateralmente para o ponto B novamente, encostando-se à base do cone com a mão esquerda. A distância entre o ponto D e o ponto B é de 4,2 m. Após encostar a mão esquerda no cone do ponto B, o atleta corre de costas até o ponto A. Chegando ao cone do ponto A, o avaliador para o cronômetro e marca o tempo final do teste. A distância entre o ponto B e o ponto A é de aproximadamente 9,2 m.
Como segurança é interessante um ajudante ficar posicionado logo atrás do cone do ponto A, pois o atleta vai imprimir a máxima velocidade na fase final do teste. O avaliador pode ajudar a frear o atleta caso necessário. Ainda como medida preventiva, pode-se colocar um colchonete no chão caso o atleta tropece e caia.
Deve-se realizar 2 tentativas e considerar o melhor tempo das 2.
O intervalo entre as 2 tentativas deve ficar por volta de 3 minutos.
Alguns pontos podem desqualificar o resultado do teste. São eles: O atleta não pode deixar de olhar para frente em todo o teste.;
...