Análise inicial soco cruzado
Por: gabrielpito92 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 302 Palavras (2 Páginas) • 1.857 Visualizações
INTRODUÇÃO
Cruzado (Cross) ou gancho é um golpe de curta distância, executado com um rápido movimento de braço da esquerda para a direita (ou vice-versa) em uma linha reta em direção ao rosto do oponente, mas também pode ser dado na linha de cintura (nas laterais da cintura) e é chamado de cruzado ao tronco. O lutador gira seu peso e seu ombro direito para frente para acrescentar potência ao golpe. Tão potente quanto o Direto, pode se utilizado tanto na linha da cintura, como na lateral do rosto do adversário. (Fonte:http://oguiadasartesmarciais.xpg.uol.com.br/Guia%20de%20A%20a%20Z/Boxe/Golpes%20do%20Boxe.htm)
O lutador, seja o de MMA, boxe, muay thai, ou qualquer outra arte marcial que há o movimento, utiliza o cruzado sendo um soco de maior potência, mas de fácil "evitação" para o adversário.
Lutadores iniciantes tendem a ter guarda baixa na execução do cruzado, o que facilita a entrada de um contragolpe, diferentemente de lutadores/pugilistas profissionais que utilizam a guarda alta com o soco saindo na linha da têmpora e o outro protegendo o queixo.
MÉTODOS
Sujeitos
Foram utilizados dois sujeitos para o presente estudo.
O Sujeito 1 (João Paulo Stolsis), 22 anos, praticante de muay thai à 12 anos, habilidoso em artes marciais.
O Sujeito 2 (Maria Clara Stolsis) 16 anos, nunca praticou qualquer tipo de artes marciais ou atividades esportivas que tenham alguma relação com a habilidade motora avaliada (soco cruzado).
Avaliações
Foram colocados marcadores nas articulações:
Ombro:
- Articulação Sinovial: Esternoclavicular, Acromioclavicular e Glenoumeral.
Cotovelo:
- Articulação Sinovial: Úmero-ulnar, Úmero-radial e Rádio-ulnar proximal.
Punho
- Articulação Sinovial: Radio-ulnar distal e Rádio-cárpica.
*Movimento realizado em plano transverso, eixo longitudinal.
Foi realizado o movimento do soco cruzado para posterior análise a partir da filmagem pelo plano transverso.
Os movimentos foram pausados em momentos específicos da realização do soco para medidas e comparação dos ângulos articulares.
Os movimentos foram avaliados no momento final da trajetória do soco, como por exemplo a rotação do ombro, flexão do punho e cotovelo.
...